A Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio das unidades de ensino, está continuamente realizando ações que possam melhorar as condições de trabalho de professores e colaboradores. Um exemplo disso foi um encontro com os profissionais da educação, incluindo a equipe de apoio administrativo, limpeza e cozinha e direção da Escola Municipal Mocambinho, na zona Norte da cidade, realizado na quarta-feira (25). O objetivo foi promover a saúde mental dos trabalhadores da unidade de ensino.
O momento foi conduzido pelo psicólogo Antonio Charles de Oliveira Nogueira e a assistente social Soraia Duarte Oliveira Carvalho, que compõem a equipe multifuncional do Núcleo de Assistência ao Educando (NAE) da escola. A iniciativa está relacionada ao Projeto Laço Amarelo, desenvolvido pela Divisão de Assistência ao Educando (DAE) da Semec.
“Durante o encontro, foram realizadas diversas Práticas Integrativas e Complementares de Autocuidado Apoiado, dentre elas a prática milenar do Escalda Pés, a Aromaterapia, a Massoterapia e a Musicoterapia. Tudo isso proporcionou aos participantes um momento de relaxamento, alívio das tensões, reflexão e cuidado com a saúde mental, considerando que este mês é dedicado ao Janeiro Branco. Contudo, a equipe do NAE Mocambinho destaca a importância do cuidado continuado e integral da saúde mental de janeiro a janeiro”, explica a diretora da Escola Municipal Mocambinho, professora Stela Rocha.
“Ações como esta da Escola Municipal Mocambinho afirmam o papel essencial que a educação desempenha não apenas no ensino formal, mas também na construção de ambientes saudáveis e propícios ao desenvolvimento integral de todos os envolvidos no processo educacional”, afirma o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso.
Fonte: Ascom Semec