DestaquesGeralMunicipiosPolítica

Escola do Mar realiza I Feira das Profissões e apresenta curso técnico de Transporte Aquaviário

O evento reforçou a importância da qualificação técnica para atender às demandas do mercado

A Escola do Mar, situada em Luís Correia, promoveu a I Feira das Profissões. O evento atraiu cerca de 200 visitantes interessados nos cursos técnicos oferecidos pela instituição, incluindo o novo curso de Transporte Aquaviário, previsto para ser lançado em 2025. A feira reforçou a importância da qualificação técnica para atender às demandas do mercado e incentivar o crescimento da economia marítima no estado.

O evento contou com a participação ativa de 300 estudantes da escola, que apresentaram os cursos técnicos em Portos, Pesca e Segurança do Trabalho. Entre eles, a aluna Sâmya Maria de Melo Barros, da 1ª série do Ensino Médio integrado ao curso técnico em Segurança do Trabalho, que destacou os conhecimentos adquiridos na Escola do Mar.

“Aprendemos sobre a importância do cuidado e da orientação ao trabalhador, além do uso correto dos equipamentos de segurança. A Feira das Profissões foi muito importante para aumentar a visibilidade da escola e esperamos que inspire os jovens da minha cidade a escolherem nosso curso no próximo ano”, afirmou.

Os conhecimentos sobre a área portuária são um diferencial na escolha do curso, segundo a estudante Tiffany Assunção, que está no primeiro ano do curso técnico em Portos. Ela detalhou algumas das temáticas abordadas nas aulas.

“Criamos um dicionário portuário, aprendendo a linguagem específica para nos comunicarmos dentro do porto. Também estamos aprendendo a lidar com mapas, o que nos permite visualizar os tipos de navegação, entre outros conteúdos. O curso é bastante diversificado nessa área”, pontuou a jovem.

A gestora da Escola do Mar, Mariella Marques, enfatizou que o evento foi planejado para apresentar a estrutura e as oportunidades da escola aos potenciais novos alunos. “Os visitantes participaram de palestras com profissionais como Matheus Magalhães, gerente de operações do Porto Piauí, e Igor Pontes, diretor comercial do Porto Piauí. Eles abordaram temas relacionados ao mercado de trabalho e às demandas do porto”, explicou Mariella.

Os visitantes também puderam conhecer as instalações da escola, que incluem os Laboratórios de Processamento de Pescado, Ciências do Mar, de Análise de Pescado, Simulador de Navegação e Operações Aquaviárias, Sala de Acompanhamento de Manobras e Debriefing, Oficina de Práticas Náuticas e Pesqueiras, além de uma quadra de Beach Tênis.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que eventos como a Feira das Profissões são essenciais para aproximar os jovens de todas as inovações e oportunidades que as escolas da Seduc oferecem.

“A Escola do Mar desempenha um papel estratégico ao oferecer cursos técnicos que capacitam nossos estudantes para atuar no Porto Piauí, em setores fundamentais voltados à economia do mar, como portos, pesca e segurança do trabalho. Essa é uma oportunidade não apenas de conhecer a estrutura da escola, mas também de ampliar a visão sobre o mercado de trabalho e as profissões do futuro do nosso litoral”, afirmou.

Novo curso

Além dos cursos técnicos em Portos, Pesca, Segurança do Trabalho e Logística, a Escola do Mar se prepara para oferecer, em 2025, o curso técnico em Transporte Aquaviário.

O técnico em Transporte Aquaviário é o profissional que assessora escritórios de serviços aduaneiros e agências marítimas em suas operações logísticas. Esse profissional pode coordenar operações de movimentação e apoio portuário, tanto para embarque quanto para o transporte de cargas.

Fonte: Seduc

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo