Escola de Piracuruca desenvolve atividades voltadas para orientação profissional
Decidir a profissão é uma tarefa que gera dúvidas nos adolescentes, mas as escolas da rede estadual já começam a ter nas suas rotinas as atividades que fazem parte da disciplina do Projeto de Vida. No Ceti Hesíchia de Sousa Brito, de Piracuruca, são desenvolvidos momentos que visam tirar as dúvidas para que os estudantes conheçam as profissões e suas múltiplas habilidades.
A escola possui 640 alunos, sendo 330 na modalidade integral, dos quais 160 são distribuídos nos anexos Angical, a 37 km da sede, e o anexo Jacareí, a 34 km da sede. O diretor explica que as ações do Novo Ensino Médio têm sido intensificadas nos últimos meses e vários investimentos estão sendo feitos para a compra de equipamentos e construção de novos espaços, como é o caso da quadra de areia da escola.
De acordo com o diretor, José Idelson Escorcio, o incentivo na formação dos estudantes é essencial para os momentos de dúvida e, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e os recursos que vêm direto para a escola, como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Qualidade, é possível fazer melhorias dos espaços e nos recursos pedagógicos necessários na formação discente.
“A disciplina eletiva Projeto de Vida tem como objetivo desenvolver no aluno a busca da descoberta de suas tendências e habilidades a fim de definir no aluno o interesse de uma profissão. Mostrando campo de atuação e média salarial em cada estado da Federação. Também concluímos a construção de quadra de areia para uso em diversas atividades e, em breve, vamos ter novos vestiários para dar mais qualidade ao aluno”, disse.
Implementação do novo ensino Médio
A fase de implementação do Novo Currículo do Ensino Médio do Piauí dá continuidade ao primeiro ciclo neste início de 2022 e beneficia mais de 220 mil estudantes em 472 escolas de oferta de ensino médio regular e mais 88 de tempo integral em todo o estado.
Nesta primeira etapa, os estudantes passarão por uma fase de adaptação e contato com itinerários formativos na área de Projeto de Vida e disciplinas eletivas, que são aquelas em que os jovens são incentivados a produzirem conhecimento para uma Formação Geral Básica.
Na prática, a implementação acontece de forma gradual e impacta na vida escolar de quem já está dentro do processo de formação e quem ainda irá iniciar. O aumento da carga horária total, que é a soma dos três anos do ensino médio, passa a ser de três mil horas, sendo 1.800 horas da Formação Geral Básica (FGB), composta das disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática e outras; e os Itinerários Formativos (IF) com 1.200 horas, composto de disciplinas eletivas, Projeto de Vida e Trilhas de Aprendizagem.
Fonte: Seduc