O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Martin Pinheiro, localizado em Palmeira do Piauí, encerrou o projeto de leitura da unidade com o lançamento de um livro de poemas escrito pelos estudantes. Intitulada Poeme-se, a coletânea destaca o protagonismo juvenil e revela novos talentos na escrita.
A professora orientadora Antonieta Bezerra Lemos ressaltou a importância da iniciativa para a formação dos alunos. “O projeto foi desenvolvido para todo o ensino médio e os estudantes que quiseram publicar seus poemas agora têm suas obras no livro. A participação foi excelente. Era visível o brilho nos olhos deles. Alguns pais compareceram ao lançamento, o que foi muito satisfatório”, afirmou a docente.
Júlia Pereira Silva, aluna da 2ª série do ensino médio, participou com o poema Fragmentos de Nós, que aborda as mudanças inevitáveis da vida e incentiva a receptividade às transformações. “Meu poema fala sobre os sentimentos humanos, nossas contradições e a fragilidade da vida. Foi uma experiência única. Descobri que sou capaz de escrever algo que outras pessoas desejam ler, o que me deixou muito feliz”, relatou a estudante.
Gabriela Dias da Silva, da 1ª série do ensino médio, também compartilhou sua experiência. Seu poema, Meus Dois Amores, trata da coragem de recomeçar após uma desilusão. “Participar do projeto foi incrível. Pude expressar meus sentimentos e, com o apoio de tantas pessoas, acreditar no meu potencial”, disse a estudante.
A iniciativa reflete o estímulo pedagógico promovido pela Secretaria da Educação (Seduc). O secretário Washington Bandeira destacou o papel do Clube de Leitura Seduc, que incentiva a formação de leitores em todas as escolas da rede estadual. “O projeto do Ceti Martin Pinheiro exemplifica o que queremos para as mais de 600 escolas da rede estadual de ensino. Com o Clube de Leitura, promovemos a leitura crítica e a produção textual como pilares de uma educação transformadora. Essas ações elevam a autoestima e fortalecem o protagonismo juvenil”, afirmou o gestor.
O projeto do Ceti Martin Pinheiro incentivou o hábito da leitura e da escrita, além de criar um espaço para que os estudantes expressassem sentimentos, ideias e sonhos.
Fonte: Seduc