DestaquesGeralLocalPolítica

Escola da rede estadual inova nas aulas de Educação Física com circuito de práticas corporais

Engajar estudantes que têm resistência às práticas esportivas requer estratégias criativas de mobilização para as aulas de educação física. No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, em Teresina, o alunado vem se movimentando com o projeto Circuito de Práticas Corporais “Movimenta CETI JHAS”.

No próximo sábado (5), será realizado na escola, a partir das 7h30, o encerramento do projeto que tem por objetivo apresentar aos estudantes a consciência de práticas esportivas, para além dos fundamentos dos esportes.

Com informações teóricas e práticas, durante os meses de agosto, setembro e outubro, foram incentivadas ações para criar o hábito da atividade física, interpretar informações ligadas à mídia e consumo quanto a padrões de beleza, exercício, desempenho físico e saúde.

Mediado pela professora da disciplina de Educação Física, Deusanira Santos, as atividades foram pensadas para movimentar os estudantes na teoria reflexiva e prática. “A participação dos estudantes foi efetiva em toda a execução do projeto. Após a proposta das atividades, o Ceti realizou o mapeamento das habilidades preexistentes dos discentes, a fim de motivá-los a se engajarem na execução do projeto. Houve o momento de criação com debate de ideias, criação de roteiro, ensaios, treinos, montagem das equipes e inscrição de times no campeonato esportivo”, explicou a professora.

Estão envolvidos no projeto, os 311 estudantes matriculados na 3ª série do ensino Médio que trabalham na criação de diversas atividades artísticas e culturais, como também participam de campeonatos esportivos nas modalidades de Danças, Futsal, Voleibol, Basquetebol, Badminton, Tênis de Mesa, Xadrez, Queimada, Uno e Cubo Mágico.

Segundo a diretora, Djanira Alencar, o Circuito de Práticas Corporais “Movimenta Ceti JHAS” foi idealizado para ampliar o desenvolvimento geral dos estudantes e permitir conhecimentos distintos. “Esse projeto acontece todo ano e trabalhamos não só o esporte, como prática corporal, mas incentivamos as atividades culturais com o desenvolvimento do autocuidado no âmbito escolar. A professora sempre busca trabalhar os diversos tipos de atividades nas aulas e isso não só instala o hábito da prática, como também serve de espaço para promover valores pedagógicos, além de proporcionar divertimento, experiências formativas e outros benefícios aos alunos”, pontuou a gestora escolar.

Fonte: Seduc

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo