A Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio da Escola Municipal Dom Helder Câmara, realizou mais uma ação do Programa Escola Família, na manhã desta quarta-feira(23). O evento reuniu pais e responsáveis para um diálogo sobre o combate ao bullying.
A ação foi conduzida pela assistente social Edilayne, que trouxe informações sobre como identificar, prevenir e combater o bullying em casa e na escola. Além disso, o evento contou com a presença da técnica da Semec, Amparo Veloso, que ampliou a compreensão sobre o tema e a necessidade de prevenir as consequências emocionais e físicas geradas.
O Bullyng é um comportamento agressivo, intencional e repetido que ocorre entre indivíduos, geralmente em um ambiente escolar, onde uma pessoa ou grupo de pessoas intimida, humilha ou prejudica outra. Os principais tipos de bullying incluem: o modo físico, verbal, psicológico e o cyberbullying (por meios digitais).
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes, destacou a importância da colaboração entre famílias e escolas no enfrentamento do bullying. “É essencial que educadores e pais trabalhem juntos para promover um ambiente de respeito e empatia entre os alunos. Por meio de programas como esse, podemos garantir a segurança e bem-estar dos nossos estudantes da rede municipal”, afirmou Ximenes.
Programas como o Escola Família, promovido pela Semec, são fundamentais para o enfrentamento do bullying, pois oferecem um espaço de diálogo entre pais, educadores e alunos. Através de discussões e troca de experiências, é possível desenvolver estratégias eficazes para identificar e combater essas práticas, fortalecendo a parceria entre família e escola na construção de uma cultura de respeito e empatia.
Ao abordar esse tema de forma direta, a E.M. Dom Helder Câmara, reafirma o compromisso em conscientizar a comunidade escolar e os responsáveis sobre as consequências do bullying, promovendo um ambiente seguro e acolhedor aos discentes.
Fonte: Semec