Escola amplia interação com festa junina a distância em Lagoa do Barro
A Unidade Escolar Professora Isabel Ribeiro de Jesus, localizada no município de Lagoa do Barro, distante 402 quilômetros de Teresina, realizou uma ação referente à segunda fase do Programa Juntos para Avançar. O programa objetiva reforçar, por meio das avaliações diagnósticas, os conteúdos nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática e demais componentes curriculares.
A escola organizou o seu “Arraiá Virtuá: Nóis de Cá, Ocês de Lá”, com o foco em ampliar a interação entre professores e os estudantes por meio das atividades remotas e usos das redes sociais, como pontua a coordenadora Meiribelgi de Sousa Siqueira.
“A ação teve como objetivo, além de resgatar estudantes não ativos na escola, também tornar as atividades escolares mais presentes e alegres para eles”, disse.
A unidade de ensino possui cerca de 200 estudantes matriculados nas modalidades de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, nas etapas VI e VII.
O arraiá foi proposto pelos gestores e professores, buscando desafiar os estudantes a organizarem uma festa junina em suas casas como forma de motivá-los neste período de distanciamento social.
“Os estudantes entraram na brincadeira junina. Até mesmo alguns ausentes e mais tímidos entraram na grande roda da ação Nóis de cá , Ocês de lá! Como reconhecimento teve brindes e alguns pontinhos de bônus para os participantes. Na socialização via redes sociais, bombou a alegria e o entusiasmo dos participantes e ou colegas. Eles amaram”, comemorou a Meiribeigi.
Nas dinâmicas, os estudantes deveriam realizar apresentações cumprindo as tarefas definidas como a produção de vídeos, desde cordéis, desfiles, ensaio fotográficos de rainhas caipiras, até casamento matuto e quadrilhas.
“Outro momento importante foi a integração familiar durante as atividades propostas. Os alunos buscaram ajuda e participação de seus familiares para compor seus arraiás. Após a ação, percebeu-se mais entusiasmo do alunado nas atividades pedagógicas”, finalizou a coordenadora.
Fonte: CCom