DestaquesGeralLocalPolítica

Equipe de alunos do Cidade Olímpica leva o Piauí para a primeira participação em evento internacional de satélites

Mais uma conquista da equipe do Programa Cidade Olímpica Educacional vai levar alunos de escolas municipais de Teresina a competir com equipes de universidades e centros avançados de ciência e tecnologia de outros países. Pela primeira vez, uma equipe do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação -Semec – foi selecionada para o Latin American Space Challenge (LASC) ou Desafio Espacial Latinoamericano.

Essa é uma competição internacional de foguetes experimentais e engenharia de satélite, que tem o objetivo de motivar o desenvolvimento e lançamento de foguetes com um pequeno satélite com carga útil.

Em 2021, o evento acontece de forma online, reunindo times do Brasil, Argentina, Peru, Índia, México, Turquia, Paraguai, entre outros. A turma do Programa Cidade Olímpica, da Semec, garantiu espaço para competir na categoria Desafio de Satélites, na qual os alunos devem projetar uma missão espacial e apresentar um projeto de satélite. Esses foram os únicos alunos do Ensino Básico aceitos para participar da competição. Apenas duas equipes do Nordeste foram selecionadas.

No desafio, os alunos serão estimulados a ampliar seus conhecimentos e utilizá-los para além da sala de aula. Também aprendem a trabalhar em equipe, resolvendo problemas reais sob as mesmas pressões do trabalho em uma missão espacial de verdade.

“Acredito que será uma experiência inesquecível e engrandecerá o desenvolvimento educacional de nossa Rede. Pois, inserindo nossos alunos neste tipo de competição de alto nível, que requer conhecimentos multidisciplinares, e tendo contato com equipes de diversas partes do mundo experientes nesta áreas, estaremos abrindo o caminho para o nascimento de um programa espacial piauiense desenvolvido por nossos alunos no futuro”, afirma o professor Edwar Montenegro, responsável por conduzir os estudantes nessa missão.

A equipe de 10 alunos já tem alguma experiência e quer chegar mais longe. Alguns participaram do “Desafio de Satélites e Inteligência Artificial”, durante a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Comunicações. O grupo conquistou o 1º lugar nacional. Os demais alunos fazem parte das outras equipes do Cidade Olímpica que ficaram classificadas para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Satélites.

Jogo do Poder

Fonte: Semec

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo