O governador do Piauí, Rafael Fonteles, foi empossado, nesta quarta-feira (5), em Brasília, na presidência do Consórcio Nordeste, o colegiado que reúne os 9 governadores da região. Ele substitui a governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte.
A posse ocorreu logo após Assembleia Geral do Consórcio, e foi prestigiada pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Wellington Dias (Desenvolvimento Regional e Combate à Fome), Juscelino Filho (Comunicações), Luciana Santos, Marcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência), Paulo Teixeira, Maria Fernanda Coelho (BNDES), dentre outros.
Os presidentes da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira; do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e do Banco do Nordeste, Paula Câmara; a bancada federal do Piauí, vários secretários de Estado e diversas outras autoridades também prestigiaram o evento.
No discurso de posse, ele afirmou que sua gestão vai focar na articulação dos Estados para a “defesa intransigente” dos temas de interesses do Nordeste. Rafael defendeu maior cooperação entre as instituições do país e organismos financeiros para destravar financiamentos e apoios às políticas públicas fundamentais para o país. Citou as áreas de segurança pública, educação de tempo integral, financiamento público da saúde, energias renováveis e obras estruturantes como forma de promover o desenvolvimento econômico e social da região e do país.
Afirmou que sua gestão também vai focar no aumento do financiamento para os estados do Nordeste, de forma a reduzir a desigualdade em relação às outras regiões do país e trazer mais desenvolvimento. Segundo ele, a desigualdade econômica e social do Nordeste decorre, em boa parte, de distorções em financiamentos para o desenvolvimento da região. “Apesar de representarmos cerca de 27% da população brasileira, nossa participação no PIB nacional permanece significativamente inferior. Esta disparidade reflete, em grande parte, as distorções nos mecanismos de financiamento e fomento ao desenvolvimento regional”, afirmou.
Rafael Fonteles destacou que vai convocar todos os governadores, gestores públicos e sociedade civil a fortalecerem o espírito de cooperação institucional, além de trabalhar em coordenação com as bancadas parlamentares do Nordeste. “Nossa atuação será pautada pela busca do diálogo e pela construção de consensos que favoreçam a superação das desigualdades regionais históricas que ainda persistem”, concluiu.
Fonte: Redação CCom – Imagens: Gabriel Paulino