A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) realizou, de janeiro a agosto de 2022, 1.115 atendimentos no Programa Abrace Nós, que atende pessoas com deficiência. O Abrace Nós, que já possui 251 cadastrados, tem como objetivo encaminhar para capacitação e para seleção de empregos, além de oferecer acompanhamento de intérpretes de Libras, para pessoas com deficiência auditiva.
De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, o Programa Abrace Nós tem promovido a política de inclusão social para pessoas com deficiência, que tem interesse em adentrar o mercado de trabalho.
“O Programa Abrace Nós foi idealizado pelo prefeito Dr. Pessoa e foi criado ano passado. O nosso público-alvo são pessoas com deficiência, nesta semana, estamos debatendo em nossas unidades a luta pelos direitos da pessoa com deficiência. Criamos o serviço, colocamos para funcionar e estamos aprimorando dentro das necessidades do nosso público, neste quase um ano de funcionamento”, pontua.
Ricardo Oliveira, apoio técnico do Abrace Nós, destaca a importância de a população com deficiência ocupar espaços na sociedade.
“O Abrace Nós faz a mediação das pessoas com deficiência ao mundo do trabalho, auxiliando no acesso às informações, acompanhamentos e encaminhamentos necessários. Não devemos admitir que a pessoa com deficiência fique somente em casa isolada, ela deve ocupar os mais diversos espaços públicos e ocupacionais do mundo do trabalho. ”, ressalta.
POLÍTICAS PÚBLICAS
Deuselena Andrade, assistente social do Abrace Nós, comenta sobre as políticas públicas que acolhem pessoas com deficiência.
“Nós conseguimos avançar bastante, mas devemos avançar ainda mais. Em Teresina temos mais de 106.000 pessoas com deficiência, segundo censo de 2010. Em nossa cidade temos mais de 10 associações voltadas para a população com deficiência. Precisamos fortalecer ainda mais as políticas públicas. Essa luta é de todos”, afirma.
CADASTRO
Para se cadastrar no Programa Abrace Nós, a pessoa com deficiência deve ir a sede da Semcaspi, na sala do programa, com a seguinte documentação: identificação pessoal; currículo; laudo da deficiência; e o laudo do Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Para mais informações, entrar em contato com: (86) 99499-6718; (86) 3131-4746; (86) 3131-4745.
Fonte: Semcaspi