O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, defendeu, nesta terça-feira (16.07), trabalho integrado com a sociedade em prol do desenvolvimento social no Brasil. A afirmação foi feita durante encontro com a sociedade civil em Nova Iorque, em evento promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, que está à frente da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e atua em articulação com a sociedade civil nesse tema. O evento, que também contou com a presença do ministro Marcio Macêdo, faz parte da agenda da comitiva do MDS no âmbito do Fórum Político de Alto Nível (HLPF) da ONU.
“O MDS é um ministério que precisa muito dessa integração com a arena social e todos os setores da sociedade”, afirmou. “Na nossa área, vários conselhos deixaram de existir, assim como vários programas voltados à alimentação que foram desmantelados. É realmente trocar o pneu com o carro andando. Não só trazer de volta, como atualizar os programas no Brasil”, completou, ao lembrar do processo de reconstrução das políticas públicas.
Em seguida, falou sobre a importância de atuar em parceria com entidades no combate à fome e à pobreza. “Tivemos uma redução de 74% de pessoas passando fome. Nós alcançamos, no ano passado, também, o mais baixo nível de desigualdade. O Brasil chegou com moral para trabalhar no combate à fome junto à ONU, mostrando o próprio exemplo de trabalho nessa área. Estamos avançando e queremos nos integrar com as entidades para ajudar a alcançar mais pessoas que ainda estão fora”, adiantou.
Aliança Global
Outro ponto destacado pelo ministro foi a construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, proposta trabalhada na atual presidência brasileira no G20. A iniciativa, aberta a todos os países, busca coordenar ações e parcerias técnicas e financeiras para apoiar a implementação de programas nacionais nos países que aderirem à proposta, escolhidos a partir de uma cesta de experiências exitosas em políticas de combate à fome e à pobreza.
“Chegamos aqui na ONU trazendo a proposta da Aliança Global. Chegamos a um entendimento e, em 24 de julho, vamos apresentá-lo para adesão dos países na reunião ministerial no Rio de Janeiro. Queremos que a ONU abra a ideia da Aliança e queremos, até novembro, ter o máximo de países aderindo a essa ideia. Queremos, até 2030, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, finalizou.
Indicador de pobreza multidimensional
Ainda nesta terça-feira (16.07), o ministro teve encontro com a diretora do Oxford Poverty and Human Development Initiate, Sabina Alkire. Durante a reunião, que também contou com a presença do presidente do IBGE, Marcio Porchman, e da presidente do IPEA, Luciana Servo, Alkire propôs novo indicador de pobreza que seja multidimensional e não só baseado na renda.
Sobre esse tema, o titular do MDS salientou a necessidade de formatar um indicador com os parâmetros que existem no Brasil. “Nossa meta é reduzir a fome e a pobreza. O presidente Lula chama de promoção da dignidade, que é a pobreza vista de forma multidimensional”, disse.
Já o presidente do IBGE se colocou à disposição para contribuir com a proposta e lembrou que não existe, no Brasil, um indicador oficial, mas uma diversidade.
“Todos são centrados na questão financeira, embora existam instituições e indicadores que procuram avançar numa medida de pobreza mais exata, como um índice de pobreza social”, contou.
Por fim, Luciana Servo sugeriu um trabalho integrado para a composição de um novo indicador, com o cruzamento de um conjunto de dados sociais que podem ser utilizados.
Fórum internacional
O Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (High-Level Political Forum on Sustainable Development – HLPF) é um encontro anual oficial das Nações Unidas (ONU) que visa discutir o esforço dos países no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele ocorre na sede da ONU, em Nova Iorque, sob coordenação do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).
O ministro Wellington Dias participa do HLFP até quarta-feira (17.07). O objetivo é fortalecer a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, além de apresentar as ações implementadas pelo Brasil no combate à insegurança alimentar e debater a Agenda 2030.
Assessoria de Comunicação – MDS – Imagem: Roberta Aline