Eleições 2024: Deputado Rafael sai na frente em pesquisa para prefeito de Timon (MA)
Pesquisa divulgada pelo Instituto DataMax para a Prefeitura de Timon (MA) para as Eleições Municipais de 2024 aponta o deputado Rafael (PSB) mais de 11 pontos percentuais à frente da atual mandatária do Município, Dinair Veloso (PDT). Detalhe: ainda faltam 16 meses para o pleito, mas essa pesquisa realizada na zona urbana do município maranhense já mostra uma tendência do eleitorado timonense, conforme cientistas políticos especializados no tema.
Os números do DataMax na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são colocados à disposição dos entrevistados, revelam que Rafael lidera a disputa com 44,4% das intenções de voto contra 33,3% de Dinair Veloso, uma vantagem de 11,1 pontos sobre a segunda colocada.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes não são revelados e os entrevistados apontam seus candidatos preferidos, a pesquisa diz que o Deputado Rafael também lidera a corrida eleitoral para o comando da cidade de Timon.
Outros cenários
A pesquisa DataMax também avalia a intenção de votos em diversos cenários, variando os nomes nas simulações. Mesmo quando são colocados cinco outros candidatos da oposição, ainda assim, Rafael lidera a intenção de voto dos timonenses.
Nessa simulação, com sete nomes especulados em relação às eleições de 2024, seis são da oposição e apenas um da situação, a prefeita. Mesmo com a fragmentação do campo de oposição frente ao grupo à frente da prefeitura, o Deputado Rafael é mais uma vez o que recebe maior intenção de voto.
Conforme os dados do DataMax, Rafael é o primeiro (22,6%); a prefeita fica em segundo (20,1%), seguida de Schnneyder (14,7), Henrique Júnior (13,2) e Socorro Waquim (12.8). Leandro Bello é citado por 3,0% e Jaconias, por 2,4%. Dos entrevistados, 6,7% não souberam ou não quiseram apontar um candidato, e 4,2% optam por anular ou votar em branco.
Rejeição
O parlamentar possui uma das menores rejeições, dado que se mostra especialmente relevante por ser um político no terceiro mandato legislativo.
O nome com maior rejeição é o da prefeita Dinair Veloso, mesmo tendo cumprido pouco mais da metade do seu mandato: 17,2% não votariam nela de jeito nenhum atual gestora.
A segunda posição no quesito rejeição está Socorro Waquim (15, 9%), seguida de Schnneyder (9,5%). A rejeição a Rafael é de apenas 8,2%.
A rejeição de outros nomes estimulados (Leando Bello, Henrique Júnior e Jaconias) soma mais de 18,5%. Um total de 3,2% dos eleitores diz rejeitar todos os potenciais candidatos à prefeitura e outros 21,4% afirmam não rejeitar nenhum nome, conforme os resultados do DataMax.
Ficha técnica
A pesquisa foi realizada na semana nos dias 17 e 18 de maio. A ficha técnica revela que foram ouvidos 600 eleitores, distribuídos na zona urbana do município. Cabe lembrar, a empresa DataMax tem um histórico de acerto nas pesquisas eleitorais, em sondagens no Maranhão e no Piauí.