As iniciativas para inclusão das pessoas com deficiência na rede pública estadual de educação foram apresentadas, na manhã desta segunda-feira (05), na primeira edição do projeto Cidade Inclusiva, promovido pela Secretaria de Estado para a Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI). O projeto terá quatro edições voltadas para as pessoas com deficiência em Teresina, uma em cada região da cidade.
A primeira edição foi realizada no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Pacífico de Moura Neto, localizado na zona Sudeste de Teresina. A programação contou com palestras, apresentações e exposições. O objetivo é facilitar a socialização das informações e o acesso aos serviços prestados pelas redes pública e privada de atenção às pessoas com deficiência.
Durante o evento, o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, destacou que, desde 2003, o Piauí avança nas políticas de inclusão e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) faz parte do conjunto de secretarias que beneficiam essas pessoas.
“Hoje nós temos 144 salas multifuncionais em nossas escolas já montadas, equipadas e em 2023 vamos avançar para 161 salas multifuncionais. Além também de estarmos reformando e equipando os nossos centros de educação especial. Um trabalho realizado com muito cuidado pela nossa Superintendência de Educação Básica, Unidade de Ensino e Aprendizagem, a nossa Gerência de Educação Especial”, comentou o secretário.
O evento continua nesta terça-feira (06), das 7h30 às 12h. Simultaneamente, será realizada a prestação de serviço pela rede de atendimento às pessoas com deficiência, contando com a participação de diversos parceiros, órgãos governamentais, faculdades, entidades e instituições sociais, como a Piauí Futebol Amputados, Prisma, Apae, Otimizados, CRIA, AMH, AMA, Pastoral dos surdos e CIES.
Fonte: Seduc