Para festejar o Dia das Crianças, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, visitou, na manhã desta quarta-feira, 12, o Parque das Crianças, zona Leste da capital. Na mais nova área verde da Prefeitura, administrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). Por lá, foi realizado o projeto “Horta das Crianças”, realizada pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA), da Semam.
O prefeito foi recebido pelo secretário de Meio Ambiente, Luis André, e visitou os canteiros criados especialmente para o evento. Ali, as crianças tiveram a chance de plantar mudas de hortaliças e plantas medicinais, regar mudas já plantadas, conhecer a textura da terra e saber mais sobre o conceito de uma horta. “A ideia é criativa, pois combina educação e ecologia. Tem tudo a ver com os parques e com o que queremos para as nossas crianças”, afirmou Dr. Pessoa.
“Nosso plano é que a horta seja mantida e que as crianças possam voltar para ver as plantas crescidas e, inclusive, as colherem para levarem para casa”, disse o secretário Luis André, ao lado da gerente do NEA, Naisis Castelo Branco, responsável pela realização do projeto.
Memórias afetivas
Outra iniciativa do Dia das Crianças ecológico da Semam também cativou Dr. Pessoa, o Projeto Arandu – Saberes e Práticas com Abelhas. A bióloga Sandra Sousa e a engenheira agrônoma Dalila Meneses levaram ninhos de abelhas e promoveram vivências e degustação de diferentes tipos de mel de abelhas nativas sem ferrão.
“A ideia é desmistificar que abelha é somente aquela preta e amarela que ferroa e mostrar que elas não são apenas perigosas, mas também essenciais para o meio ambiente, a produção de frutos e plantas e, claro, do mel”, falou Sandra, enquanto oferecia ao prefeito mel de tiúba e fala da importância do resgate desta abelha no Piauí. “Basicamente quem as conhece são as pessoas idosas”, disse Sandra.
“Você me resgatou uma memória afetiva muito importante”, completou Dr. Pessoa. “O mel de tiúba me lembrou da minha infância, quando meus avós criavam essas abelhas no alpendre de sua casa. E você sabia que naquela época elas já estavam em risco de extinção?”, revelou Dr. Pessoa.
“Que Dr. Pessoa é um apaixonado pela cidade é sabido, mas ele se destaca também como grande defensor dos nossos parques como a ‘praia do teresinense’ e é um ativo ‘fiscal’ destas áreas”, contou Luis André. “Mesmo com a agenda cheia, consegue ter tempo para visitas constantes aos parques da Semam e aponta mudanças e melhorias. Seu detalhismo é impressionante. E só estimula o trabalho da equipe”.
Fonte: Semcom/Imagem: Rafael Sérgio