O Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou na manhã deste domingo (26) do concerto em homenagem pelos 60 anos da Rádio Pioneira. O concerto especial da Orquestra Sinfônica de Teresina, aconteceu no Sesc Cajuína, localizado na zona Leste da capital. Sob a regência do Maestro Aurélio Melo, o repertório contou com músicas eruditas e canções que marcaram a história da rádio.
“Hoje, mais do que merecida esta homenagem à rádio Pioneira, 60 anos, altamente qualificada, os que projetaram a rádio pioneira, com muita qualidade na comunicação, nas músicas, na informação, qualidade na expressão e em todos os viés de uma sociedade, principalmente na parte cultural e cristã, a rádio pioneira, é destaque”, declarou o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.
O presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), Neto do Angelim, adianta que a FM Cultura, veículo mantido pelo órgão, será parceira da rádio Pioneira em projetos.
“A Rádio Pioneira é um patrimônio histórico aqui da cidade de Teresina, acho que todos nós temos uma história na Rádio Pioneira, todo mundo conhece a Rádio Pioneira, e houve esse convite pra Orquestra Sinfônica estar aqui fazendo essa apresentação de comemoração à esse veículo de comunicação. É uma satisfação muito grande, a Fundação Cultural fazer parte desse momento. Tivemos uma conversa para que a gente possa incluir uma programação da rádio Cultura na programação da Rádio Pioneira, uma programação anual que a gente quer fazer para que tenhamos uma elevação a mais da cultura”, disse o presidente da FMC.
O diretor da rádio, Dilson Tavares, destaca a homenagem prestada pela Orquestra Sinfônica de Teresina. “É um momento de muita alegria, esse com certeza é um dos pontos principais da história da Rádio Pioneira. Uma rádio que tem um meio de comunicação eminentemente social voltada para a população, um meio de comunicação que dá vez e voz a muitas pessoas que não teriam em outros meios de comunicação. Então é uma manhã de alegria, um ponto alto da nossa história de 60 anos, que a gente fica muito satisfeito em receber essa homenagem da Orquestra Sinfônica de Teresina”.
Orquestra Sinfônica de Teresina
Mantida pela Prefeitura Municipal de Teresina, através de um contrato de gestão com a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, a Orquestra Sinfônica de Teresina agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí.
A OST como é mais conhecida a Orquestra Sinfônica de Teresina, foi criada em 1993, e desde então vem evoluindo, inclusive assumindo o papel importante na profissionalizar jovens e adultos na área da música, através de cursos realizados pela gestão municipal no Palácio da Música. Vendo essa evolução, o prefeito Dr. Pessoa atendeu o pedido dos membros da Orquestra e reajustou o valor do contrato que estava defasado há vários anos, isso possibilitou o aumento do salário dos músicos e ainda melhoria nos equipamentos musicais, bem como mais apresentações gratuitas para o público teresinense.
Fonte: Jornalismo Semcom