O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, deu autorização para o Programa Lagoas do Norte lançar o edital de contratação da nova empresa que trabalhará na construção do Canal do Matadouro. A obra está orçada em cerca de R$ 3,2 milhões e tem como objetivo resolver os problemas de enchentes e inundações na região, além de urbanizar o seu entorno com equipamentos públicos que proporcionem um espaço adequado para a prática de caminhadas e outras atividades físicas, lazer e convívio social.
Antes da obra, o canal recebia água da chuva vinda de vários bairros e as famílias que lá viviam tinham constantemente suas casas alagadas. Elas conviviam com muito lixo, tanto o que era trazido pela enchente como os que eram depositados irregularmente pela população. Agora, as famílias vivem em novas moradias, com dignidade, esgotamento sanitário e água na torneira e o local já passou por uma primeira etapa de obra.
Nesta primeira etapa, foram feitos 80% da movimentação de terra, 3,4km de esgotamento sanitário, melhorias dos bueiros e 30% dos passeios, que são as intervenções mais significativas que permitiram a resolução de grande parte do problema causado pelas chuvas. Para a conclusão, deverão ser feitos os demais 20% de movimentação de terra e a urbanização propriamente dita, com instalação de piso, iluminação, bancos, academia popular, playground, lixeiras, melhoria da arborização e outros equipamentos públicos.
“Essa é uma demanda muito importante para a população não só do bairro, mas de muitas comunidades vizinhas que sofriam com os alagamentos. Muitas famílias que moravam dentro do leito do canal e viviam em condições de muita precariedade, agora estão em moradia digna, com esgotamento e água encanada”, afirma Bruno Quaresma, diretor-geral do Lagoas do Norte.
O edital de licitação está disponível no site do programa [https://semplan.pmt.pi.gov.br/lagoas-do-norte/]. O recurso para a conclusão desta obra está garantido, uma vez que o Lagoas do Norte é financiado pelo Banco Mundial. As empresas interessadas devem apresentar proposta até às 10h, do dia 16 de agosto, acompanhada de Declaração de Manutenção de Proposta. No site estão disponíveis ainda o edital padrão do BM e as planilhas.
Para receber quaisquer informações sobre o processo e o link da reunião virtual de abertura das propostas, as empresas interessadas devem preencher o formulário para cadastro disponibilizado.
Fonte: Semcom