Em janeiro de 2021, quando assumiu a Prefeitura de Teresina, o candidato à reeleição, Dr. Pessoa (PRD), encontrou uma frota de 150 ônibus circulando pelas ruas da capital. Hoje, em 2024, após muito trabalho e diálogo, a frota foi ampliada para 250 veículos, o que representa um aumento de 66,66% no número de carros.
Também em 2021, o prefeito encontrou uma dívida de mais de R$ 30 milhões do transporte público e subsídios atrasados. A dívida, herdade da gestão anterior, foi paga por Dr. Pessoa, e os subsídios foram colocados em dias. O valor dos repasses para as empresas aumentou, garantindo assim a circulação dos veículos.
“Com a crise do transporte público coletivo em todo o país, motoristas e cobradores corriam risco de perder seus empregos. Negociei com as empresas e, ao colocar em dia os pagamentos e subsídios, garanti os empregos”, disse Dr. Pessoa.
Nas gestões anteriores, a falta de diálogo com os gestores públicos provocava greves constantes de motoristas e cobradores de ônibus, que causavam grandes transtornos à população. Na atual gestão, foi aberto amplo canal de negociação com todas as partes envolvidas e há três anos não é registrada nenhuma paralisação dessas categorias.
O transporte público na zona Rural também foi beneficiado na gestão Dr. Pessoa. Antes era mais caro e ineficiente, hoje, o preço da passagem foi reduzido e equiparado à zona urbana. Anteriormente, no sistema troncal, as pessoas esperavam de 40 a 50 minutos nas paradas, hoje, com uma nova adaptação, a espera reduziu para entre 20 e 25 minutos.
Fonte: Ascom