Dia Mundial das Aves Migratórias destaca importância dos insetos
A campanha do Dia Mundial das Aves Migratórias de 2024 destaca a relação entre pássaros e insetos, num contexto em que ambos sofrem um alarmante declínio populacional.
Presentes em quase todos os ecossistemas do mundo, os insetos são fontes de alimento essenciais para as aves migratórias em suas longas jornadas. Muitas vezes, os pássaros cronometram suas migrações para coincidir com a abundância de insetos.
Diminuição de 9% a cada década
A alimentação durante as paradas de migração é essencial para o sucesso reprodutivo das aves e para a alimentação de filhotes. No entanto, as populações de insetos estão diminuindo e isso está relacionado a um declínio nas espécies de aves que dependem de insetos para sobreviver.
Uma análise da revista “Science” revelou que o mundo está perdendo cerca de 9% da população mundial de insetos a cada década. O desmatamento, a agricultura industrial, o uso excessivo de pesticidas, a poluição e as mudanças climáticas são os principais fatores que impulsionam essa tendência.
Além disso, os Estados Unidos e o Canadá observaram declínios populacionais de aves, com uma queda significativa de 29% nas populações desde 1970, o que equivale a cerca de 2,9 bilhões de aves a menos.
O tema do Dia Mundial das Aves Migratórias deste ano, “Proteja os Insetos, Proteja as Aves”, busca aumentar a conscientização sobre a importância dos insetos.
Exemplos da perda da sincronia natural
A data coincide com eventos fascinantes de insetos, como a rara emergência simultânea de duas linhagens de cigarras na América do Norte e o evento síncrono de vaga-lumes no Parque Nacional Smoky Mountains, ocorrendo no final de maio ou início de junho.
Em outras partes do mundo, a migração da libélula “planadora” se destaca por seu impacto notável na jornada do Falcão-de-Amur pela Ásia e África. Na Europa, o declínio do papa-moscas-preto tem sido associado à escassez de alimentos relacionada ao clima. As aves estão chegando às florestas europeias depois que as lagartas amadureceram, o que impossibilita a alimentação dos filhotes desse pássaro.
O Dia Mundial das Aves Migratórias é uma campanha global que educa e promove os esforços de conservação das aves migratórias e suas jornadas através das fronteiras.
A data existe para aumentar a conscientização sobre os desafios que as aves enfrentam e incentiva ações de conservação em todo o mundo. Todos os anos, a campanha apresenta um tema central, estimula a ação e coordena os esforços globais para proteger as aves migratórias e seus habitats.
Fonte: ONU News – Imagem: © FAO/Paquistão