GeralInternacionaisPolítica

Dia Internacional da Alfabetização busca unir esforços globais

A ONU marca neste 8 de setembro o Dia Internacional da Alfabetização, sob o lema “Promovendo a alfabetização para um mundo em transição: Construindo as bases para sociedades sustentáveis e pacíficas”.

Em Paris, a sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, Unesco, acolhe a celebração global. Na conferência serão entregues Prêmios Internacionais de Alfabetização e anunciadas iniciativas vencedoras.

Combinação de crises

A agência da ONU destaca haver pelo menos 763 milhões de jovens e adultos sem aptidões básicas de alfabetização. A situação piorou com a combinação de crises das alterações climáticas, conflitos e da Covid-19.

Novos impedimentos ao progresso da alfabetização global surgiram com as várias mudanças ocorridas nos últimos anos associadas ao aumento de desigualdades entre regiões, países e populações. 

Em economias de baixo e médios rendimentos, a proporção de crianças de 10 anos que não conseguem ler e compreender um texto simples aumentou de 57% em 2019, para cerca de 70% em 2022.

Oportunidade para unir esforços

Neste ano, a celebração é tida como oportunidade para unir esforços para acelerar o progresso mundial rumo ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 4, prevendo ampliar a educação e aprendizagem ao longo da vida. 

A Unesco destaca que a celebração da data pretende ainda refletir sobre o papel da alfabetização na construção de sociedades mais inclusivas, pacíficas, justas e sustentáveis abordando a conexão entre a atividade e áreas de desenvolvimento.

A alfabetização é considerada essencial para essa ambição e avanços no desenvolvimento por contribuir para “gerar interesse e motivação nas pessoas para adquirir, usar, promover e desenvolver suas aptidões para ler, escrever e contar”.

Fonte: ONU News – Imagem: © Dream Project

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo