DestaquesGeralLocalPolítica

Dia da Criança: Pacto pelas Crianças do Piauí destaca a importância do brincar

Estudos comprovam que o brincar na primeira infância é essencial para o desenvolvimento da linguagem

No Dia das Crianças (12), o Pacto Pelas Crianças do Piauí celebra a magia da infância, falando sobre a importância do brincar, um direito fundamental que alicerça o futuro de cada pequeno cidadão. Com um sorriso no rosto e a voz carregada de entusiasmo, a Coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí e Primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, destaca a importância do brincar.

“Brincar é coisa séria. Não é apenas diversão, é expressão cultural, uma forma de representação que transforma a vida das crianças para sempre. É através do lúdico que elas aprendem, se socializam, exploram o mundo e constroem a própria identidade”, afirma a Coordenadora.

E ela não está sozinha nessa missão! Estudos comprovam que o brincar na primeira infância é essencial para o desenvolvimento da linguagem, da cognição, da criatividade e da saúde emocional.  “Quando a gente vê uma criança brincando, a gente está vendo um ser humano se desenvolvendo, aprendendo, crescendo, explorando seu potencial”, completa Isabel.

É com essa convicção que o Pacto pelas Crianças do Piauí se dedica a promover ações que garantam o direito ao brincar para todos os pequenos piauienses.

Brinquedopraças e brinquedocreches– espaços para brincar, crescer e desenvolver a criatividade

Há dois meses, o final de tarde ficou repleto de sorrisos e alegria em uma das praças do bairro Esplanada e em outra do Parque Rodoviário, na Zona Sul de Teresina, com a inauguração de suas brinquedopraças.

Cada uma delas conta com piso de segurança emborrachado, gradil, playground com casinha dupla, escorregador com balanço duplo, cavalinhos de mola, balanço e gangorra dupla frontal inclusiva. O custo de cada espaço foi de R$ 200 mil.

Os investimentos são frutos de uma reivindicação popular através do Orçamento Participativo (OPA), em parceria com o Pacto Pelas Crianças do Piauí, com recursos das Secretarias de Educação e das Cidades.

“As brinquedopraças são locais destinados à ampliação das experiências sensoriais, expressivas e corporais, permitindo ampla movimentação, expressão da individualidade e respeito aos ritmos e desejos de cada criança”, pontua Isabel Fonteles.

O Pacto também leva o lúdico para além das praças, com as brinquedocreches instaladas em equipamentos públicos nos quais circulam crianças, com brinquedos, mobiliários, instrumentos musicais e livros, dentre outros recursos.

Em menos de dois anos de existência, o Pacto conseguiu instalar três brinquedocreches no Piauí. A primeira na Maternidade Evangelina Rosa, em Teresina, a segunda na ala pediátrica do Hospital Justino Luz, em Picos, e a terceira na Casa da Mulher Brasileira, também na capital.

E para garantir que o acesso à educação infantil seja uma realidade para todos, o Pacto também distribui kits mobília-creche, equipando novas creches com mobiliário, brinquedos educativos e inclusivos, material didático e livros.

kitmobilacreche.jpeg

Multiplicadores do brincar com intencionalidade

Recentemente, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) concluiu o Curso de Formação para Brinquedistas e Organizadores de Brinquedotecas, em parceria com a Associação Brasileira de Brinquedistas (ABBRI), capacitando 70 profissionais de todo o estado.

O foco do curso foi o brincar com intencionalidade na Primeira Infância, uma etapa essencial para o desenvolvimento integral de crianças.

Ações como essas demonstram o compromisso do Pacto pelas Crianças do Piauí com a garantia dos direitos da criança e com a construção de um futuro mais próspero para o estado, onde o brincar é reconhecido como um direito fundamental e um investimento essencial para o desenvolvimento humano.

Fonte: Pacto pelas Crianças

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo