GeralMunicipiosPolítica

Defesa Civil desloca equipe de engenheiros e assistentes sociais para atendimento aos atingidos pelas chuvas em Picos

Além disso, equipes do órgão também atuam para dar suporte às vítimas das chuvas na cidade

Além do suporte às vítimas das chuvas intensas e dos alagamentos ocorridos na microrregião de Picos, na madrugada desta terça-feira (14), a Secretaria da Defesa Civil do Piauí (Sedec) está deslocando uma equipe de engenheiros do órgão para o município de Picos para avaliação de estruturas e desobstrução de canais na cidade.

O diretor de Recursos Hídricos da Defesa Civil, Francisco Carvalho, explica como será a ação. “Inicialmente será realizada uma avaliação nas estruturas, na questão das casas e na parte superficial de drenagem da região. No momento, devemos aguardar a chuva dar uma pequena trégua para trabalharmos no esgotamento e desobstrução da drenagem de toda a zona urbana da cidade”, afirma o gestor.

Segundo a gerente de Resposta da Defesa Civil, Yvana Dantas, a principal frente de ação é para dar suporte às vítimas no município. “Estamos encaminhando ainda hoje uma equipe de assistentes sociais e psicólogos no intuito de garantir direitos, promovendo acesso a serviços, dando apoio psicossocial a essa população atingida. Também estamos articulando com outras instituições para promover o suporte às vítimas o quanto antes. Outra ação é a providência de cestas básicas, kits de higiene e limpeza para serem levados até Picos, neste momento, para a população atingida”, conclui a gestora.

Orientações

Com isso, a Defesa Civil reforça à população a manter a calma e seguir as recomendações das autoridades locais. É fundamental evitar áreas de risco, como encostas, pontes e locais propensos a alagamentos. Em caso de emergência, ligar para os números de atendimento de urgência e seguir as instruções de segurança.

A Defesa Civil segue trabalhando de forma incansável para minimizar os danos causados pelas fortes chuvas na região e presta todo o suporte necessário às comunidades afetadas. Estamos acompanhando de perto a situação, com ações de resgate, apoio às famílias atingidas e fornecimento de recursos essenciais.

Números dos serviços de emergência

Defesa Civil: 199 e (89) 99450-6787

Corpo de Bombeiros: 193 e (86) 99429-7268

SAMU: 193

Alerta da Defesa Civil: envie um SMS com o seu CEP para o número 40199 para receber alertas sobre riscos de chuvas e outras ocorrências.

Fonte: Defesa Civil

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo