Crianças de 8 e 9 anos podem ser vacinadas contra a covid-19 a partir desta segunda-feira (31) em Caxias (MA)
A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou nesse sábado (29) a ampliação da faixa etária de vacinação infantil contra a covid-19 para crianças sem comorbidades. A partir desta segunda-feira (31), crianças de 8 e 9 anos sem comorbidades poderão se dirigir ao ponto de vacinação no Caxias Shopping e tomar a primeira dose do imunizante Pfizer (Comirnaty).
A vacinação infantil continua disponível para crianças de 5 a 11 que tenham comorbidades, deficientes, quilombolas ou indígenas. De acordo com último boletim de vacinação, Caxias já imunizou com a primeira dose, 900 crianças contra a covid-19.
No ato da vacinação, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis apresentando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou documento oficial com foto, caderneta de vacinação, CPF ou cartão do SUS. Para crianças com comorbidades é necessário apresentar um comprovante da doença, podendo ser: receitas médicas, exames, atestados ou laudos médicos.
As crianças com sintomas gripais devem aguardar 4 semanas após os sintomas para receber a vacina contra a covid-19.
Estudantes
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), segue realizando a Campanha de Vacinação Infantil contra a covid-19 nas escolas polos do município. Nesta segunda-feira (31), a campanha será realizada na Unidade Escolar Municipal São Francisco, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Na ocasião, além dos alunos da UEM São Francisco, os alunos das escolas São Raimundo, UIM Coelho Neto, UIM Santa Catarina de Labouré e Escola Comunitária Nossa Senhora das Graças também serão imunizados.
A vacina estará disponível para crianças de 8 e 9 anos sem comorbidade e crianças de 5 a 11 anos que tenham comorbidade, deficiência, que sejam quilombolas ou indígenas. Para ser vacinado é necessário que o menor esteja acompanhado dos pais ou responsável, apresentar certidão de nascimento ou documento oficial com foto, caderneta de vacinação, CPF ou cartão do SUS. Para crianças com comorbidades é necessário apresentar um comprovante da doença, podendo ser: receitas médicas, exames, atestados ou laudos médicos.
As crianças com sintomas gripais devem aguardar 4 semanas após os sintomas para receber a vacina contra a covid-19.