Melhorar a cidade, em todos os aspectos, para as crianças de zero a seis anos de idade em Teresina este é o objetivo do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) que está sendo elaborado pela Prefeitura de Teresina, por meio de vários órgãos da administração municipal. Para contribuir com o processo de elaboração, nada melhor do que ouvir as próprias crianças para saber o que pensam e desejam sobre temas como educação, lazer, acessibilidade, saúde, trânsito e meio ambiente.
Durante esta semana, alunos de quatro Centros Municipais de Educação Infantil participam de ações ao ar livre, onde percebem os diversos aspectos da cidade. Crianças dos CMEIs Santa Francisca Cabrini, Joel Mendes, Sagrado Coração de Jesus e Vila Bandeirantes visitam parques e outros espaços públicos: Parque das Crianças, Praça Pedro II, Parque Ambiental Encontro dos Rios e Parque da Cidadania.
“Essa observação que as crianças fazem do ambiente, do percurso, a vivência fora dos muros da escola vai contribuir para as falas delas sobre o que querem e precisam. Elas pensam e têm suas opiniões e essa escuta é essencial para consolidarmos o plano”, afirma Fabiana Cruz, diretora do CMEI Joel Mendes, que junto com uma equipe de auxiliares levou 23 alunos do I Período da Educação Infantil para o Parque Ambiental Encontro dos Rios.
A diretora do CMEI Santa Francisca Cabrini, Flávia Fernandes da Silva, foi para o Parque das Crianças com 18 alunos do Maternal II. “Nesses passeios podemos perceber o desenvolvimento delas em relação à projeção da cidade, a percepção que elas possuem diante de pequenos atos. No linguajar delas elas vão nos sinalizando suas impressões”, diz a gestora.
Após a escuta das crianças o próximo passo é categorizar as respostas e encaminhar para a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan). A expectativa é de que o Plano esteja pronto no mês de outubro, trazendo estratégias importantes para os próximos dez anos em Teresina.
O PMPI está sendo elaborando pelas secretarias municipais de Educação, Planejamento e Coordenação (Semplan); Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi); Políticas Públicas para Mulheres (SMPM); Esporte e Lazer (Semel); além do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina (CMDCAT); Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FCMC).
Fonte: FMC