A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou nesta quarta-feira (04) o balanço de vacinação contra a covid-19 até 28 de dezembro de 2022. Segundo os dados da instituição, apenas 42% da população de 18 anos e mais tomou a segunda dose de reforço na capital.
Segundo o boletim, praticamente toda a população com 12 anos e mais de Teresina – mais de 707 mil pessoas, que corresponde a 96% do total – completou o esquema inicial de duas doses ou dose única do imunizante. Ainda neste grupo, 69,25% (o que corresponde a mais de 506 mil teresinenses) tomaram a primeira dose de reforço, disponível para adultos e adolescentes. A segunda dose de reforço, destinada apenas aos adultos, foi recebida por 272.300 pessoas – ou seja, 42,29% do público alvo.
“Reforçamos que a vacina para adultos e adolescentes está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município às terças e quintas, e de segunda a sexta no Teresina Shopping”, alerta Emanuelle Dias, coordenadora da campanha na capital. “É importante que todos completem o esquema vacinal para evitarmos um novo aumento da doença em nossa cidade”, diz.
Quanto à vacinação infantil, Teresina alcançou 82% de cobertura da primeira dose e 64% de segunda dose para crianças de 5 a 11 anos. Este público é atendido às terças e quintas nas UBS Buenos Aires, Parque Brasil, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Cidade Jardim, Satélite, Parque Poti, Parque Piauí, Porto Alegre, Santa Maria da Codipi, Santa Isabel, Renascença e Alto da Ressurreição, e de segunda a sexta no Teresina Shopping. Além disso, nos fins de semana, as UBS Parque Piauí, Porto Alegre, Santa Maria da Codipi, Santa Isabel e UBS Renascença atendem todas as pessoas a partir dos 5 anos.
Além disso, Teresina já imunizou 18% da população de 3 e 4 anos com a primeira dose e 7,23% com a segunda dose. Já o público de 6 meses a menores de 3 anos está com cobertura atual de 2,53% para a primeira dose e 0,45% para a segunda dose. Emanuelle Dias esclarece que no momento a FMS está fazendo apenas a segunda dose das crianças de 6 meses a menores de três anos, disponível para agendamento pelo site Vacina Já. “Estamos aguardando o recebimento de novas doses pelo Ministério da Saúde para retomar a vacinação das crianças de 3 e 4 anos e a primeira dose de 6 meses a menores de 3 anos”, conclui.
Fonte: FMS