Servidores da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) foram submetidos a testes, nesta sexta-feira (04), para detecção do novo coronavírus. A ação objetiva monitorar a presença de possíveis casos da doença no órgão público e impedir a disseminação do Covid-19 no ambiente de trabalho.
Ao todo, 21 colaboradores da Sedec realizaram o teste rápido de detecção de antígenos virais, por meio de swab nasal, que coleta amostra de secreção do nariz. O resultado do procedimento é divulgado em 15 minutos.
Segundo a Coordenadora do Programa Busca Ativa, Dília Falcão, a iniciativa ocorre nos órgãos públicos estaduais de acordo com critérios do Ministério da Saúde. “Por meio de ofício, os testes são solicitados pela pasta junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Para isso, seguimos alguns protocolos: as pessoas precisam estar com três dias de sintomas ou ter tido contato intradomiciliar com positivados, por exemplo”, explica Dília Falcão.
Em caso de resultado positivo para Covid-19, o servidor recebe um laudo e é afastado das funções por 10 dias, além de ser feita a notificação no sistema do Ministério da Saúde. “Em seguida, o trabalhador leva esse documento para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa para ser orientado e avaliado”, acrescenta Dília Falcão, que também é gerente de Atenção Básica da Sesapi.
O secretário da Sedec, José Augusto Nunes, destaca a importância da ação para assegurar a integridade de colaboradores e visitantes. “Vivemos em um momento de aumento de casos, sobretudo com a presença da variante Ômicron, que se espalha mais rápido. Com esse monitoramento, podemos identificar casos positivos e frear a disseminação do vírus não só no órgão, mas também em casa”, afirma o gestor.
Todos os resultados dos testes realizados na Sedec foram negativos.
Fonte: Sedec