Coreia do Norte se orgulha de ‘poder invencível’ que mundo não pode ignorar
SEUL (Reuters) – A mídia estatal norte-coreana alardeou no domingo como o país ganhou um “poder invencível que o mundo não pode ignorar e ninguém pode tocar” sob Kim Jong Un, uma aparente referência às armas nucleares, no momento em que Pyongyang se prepara para um feriado militar.
A segunda-feira marca o 90º aniversário da fundação do Exército Revolucionário do Povo Coreano, e monitores internacionais preveem que a Coreia do Norte organize um grande desfile militar e possivelmente realize outras exibições de armas.
A Coreia do Norte realizou uma enxurrada sem precedentes de testes de mísseis balísticos este ano, e autoridades norte-americanas e sul-coreanas dizem que há sinais de que pode retomar os testes de armas nucleares pela primeira vez desde 2017.
A agência de notícias estatal KCNA listou no domingo a história das conquistas militares da Coreia do Norte, desde suas batalhas contra os Estados Unidos na Guerra da Coreia de 1950-1953 e conflitos menores durante a Guerra Fria até o bombardeio em 2010 da ilha sul-coreana de Yeonpyeong, que atingiu alvos militares e civis.
As Forças Armadas da Coreia do Norte estão equipadas com capacidades ofensivas e defensivas que podem “lidar com qualquer guerra moderna”, disse a KCNA.
A agência elogiou a “ideologia militar genial e o comando militar excepcional e a coragem incomparáveis” de Kim, e sua liderança na conquista do “poder invencível” do país.
Fonte: Reuters