DestaquesGeralLocalPolítica

Coral da Semec possui importância socioeducadora em Teresina

O projeto tem gerado impactos positivos na vida dos participantes e da comunidade

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), reconhece a música como uma forma de arte universal que transcende barreiras culturais e linguísticas, proporcionando benefícios que vão além do entretenimento.

Nesta perspectiva, o Coral da Semec realiza suas atividades às terças e quintas-feiras na Escola Municipal Raimundo Nonato Monteiro Santana, localizada na Vila Irmã Dulce, na zona Sul da capital. O projeto tem gerado impactos positivos na vida dos participantes e da comunidade, com foco especial em crianças e adolescentes.

Segundo a coordenadora do projeto, Luana Costa, “participar do Coral Semec oferece aos indivíduos, especialmente aos jovens, uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal. Através do canto coral, os participantes aprendem habilidades valiosas, como disciplina, trabalho em equipe, autoconfiança e responsabilidade. A prática regular, aliada ao comprometimento com os ensaios e apresentações, fortalece o senso de disciplina. Além disso, a necessidade de cantar em harmonia com outros membros do coral promove o trabalho em equipe”.

Além dos benefícios pessoais e sociais, o Coral da Semec tem impacto significativo na educação de seus membros. Por meio da música, os participantes são expostos a uma ampla variedade de repertórios, estilos e técnicas vocais, enriquecendo seu conhecimento musical e cultural. A prática do canto coral também aprimora habilidades cognitivas, como memória, concentração e raciocínio lógico.

A secretária executiva de Gestão da Semec, professora Edileusa Sampaio, destaca a importância do projeto. “O Coral exemplifica como a música pode ser uma ferramenta poderosa de transformação social e educacional. Através do desenvolvimento pessoal, da promoção da inclusão e do enriquecimento educacional, a atividade transforma a vida dos seus participantes e fortalece o tecido social da comunidade. Investir em projetos como o Coral é investir em um futuro mais inclusivo, educado e culturalmente rico para todos”, conclui a secretária.

Fonte: Semec

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo