Compromisso de Carter com a ONU era inabalável, diz presidente da Assembleia Geral
Em rede social, Philémon Yang lembrou atuação do ex-líder dos Estados Unidos como estadista, humanitário e campeão da paz
O presidente da Assembleia Geral, Philémon Yang, afirmou que está profundamente triste com o falecimento do ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter.
O falecimento do ex-líder americano foi anunciado nesse domingo pela família dele, no estado da Geórgia.
Legado de pacificador e humanitário
Carter, que também era ganhador do Prêmio Nobel da Paz, governou os Estados Unidos de 1977 a 1981.
Em sua nota, publicada numa rede social, o presidente da Assembleia Geral destacou os papéis de estadista, de humanitário e campeão da paz desempenhados por Carter ao longo de seus 100 anos de idade.
Já o secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou tristeza com a morte do ex-presidente americano. Ele disse que Carter será lembrado por sua solidariedade com os vulneráveis, por sua graça e fé implacável no bem comum e na humanidade.
Para Guterres, o legado de Carter como um pacificador, humanitário e campeão dos direitos humanos seguirá existindo.
Acordos de Camp David – paz entre Egito e Israel
O presidente da Assembleia Geral, Philémon Yang, também ressaltou o que classificou de “trabalho extraordinário” de Carter desd os Acordos de Camp David entre árabes e israelenses em 1978. O tratado de paz, facilitado pela ONU, foi firmado entre os presidentes Jimmy Carter, dos Estados Unidos, Anwar Sadat, do Egito, e o primeiro-ministro de Israel, Menachen Begin, levando à paz entre Israel e Egito, no ano seguinte.
Incansável na defesa dos direitos humanos
O líder da Assembleia Geral também elogiou a defesa incansável de Carter dos direitos humanos, da democracia e da saúde global.
Para Philémon Yang, o compromisso do ex-presidente americano com as Nações Unidas e os ideais da organização era inabalável.
Como ganhador do Prêmio Nobel, Jimmy Carter incorporou o espírito da cooperação internacional e da diplomacia.
O presidente da Assembleia Geral encerrou a nota expressando pêsames à família do ex-presidente Jimmy Carter, ao povo do estado da Geórgia e a todas as pessoas que se sentem inspiradas pelo legado do líder americano.
Fonte: ONU News – Imagem: UN Photo/Teddy Chen