CNN Brasil – A comitiva que acompanhará o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na COP27, no Egito, terá a presença da nova primeira-dama, Rosangela Lula da Silva, e outros aliados do petista na campanha eleitoral.
Além de Janja, estão confirmados os nomes da senadora Simone Tebet (MDB-MS) e dos ex-ministros de governos do PT Marina Silva (Rede-SP), Izabella Teixeira, Celso Amorim, Aloizio Mercadante (PT) e Fernando Haddad (PT).
Janja foi escalada para comandar o grupo da equipe de transição de governo que organizará a cerimônia de posse de Lula, que acontece no dia 1º de janeiro de 2023.
Simone Tebet é o principal nome do grupo de assistência social da equipe de transição de Lula. Ela concorreu à Presidência nas eleições de 2022 e declarou apoio a Lula no segundo turno. Além dela, foram anunciados os nomes de André Quintão, Márcia Lopes e Tereza Campello.
Marina Silva já está em Sharm el-Sheikh, no Egito, para participar da conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU). A deputada federal eleita comandou a pasta do Meio Ambiente entre 2003-2008, durante boa parte do governo Lula.
Izabella Teixeira, outra na lista da comitiva da COP27, foi a responsável pela pasta entre 2010 e 2016, no último ano da gestão do petista e durante o governo de Dilma Rousseff.
Izabella é cotada por ser uma das principais negociadoras das mesas mundiais sobre clima, tema que também será prioritário na agenda diplomática brasileira. Ela é considerada como possível nome para ocupar um posto de destaque na área ambiental no novo governo.
Celso Amorim foi ministro das Relações Exteriores e da Defesa durante os governos Itamar Franco, Lula e Dilma Rousseff. Entre 1995 e 2003, Amorim atuou como representante do Brasil no exterior em diversos países e Organizações Internacionais, como a própria ONU.
Aloizio Mercadante, um dos fundadores do PT, é economista e já foi senador e deputado federal. Ele também foi ministro da Educação, da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Casa Civil durante o governo Dilma Rousseff.
Mercadante integra também a equipe de transição do governo Lula. Ele será o responsável por coordenar os 31 grupos técnicos.
Fernando Haddad já foi prefeito de São Paulo e ministro da Educação nos governos Lula e Dilma Rousseff. Ele concorreu em 2018 à Presidência pelo PT e, em 2022, ao governo de São Paulo.
Haddad também está atuando na transição de governo, sendo responsável por articular os nomes do grupo técnico de educação. Ele já anunciou que o coordenador do núcleo será o ex-ministro Henrique Paim.
Lula segue para o Egito no dia 14. Alguns integrantes do PT, como o ambientalista e deputado federal Nilto Tatto, já estão em participando da COP27 desde 6 de novembro, dia da abertura do evento. Tatto é um dos coordenadores do programa ambiental da campanha de Lula.
Segundo petistas ouvidos pela CNN, apenas na volta da viagem ele deve começar a apresentar os nomes de seu ministério.
No entanto, é possível que ele aproveite o contexto internacional e ambiental da COP para anunciar nomes desta área, como Marina Silva e Izabella Teixeira.
Como mostrou a CNN nesta semana, Teixeira entrou no radar de Lula para um possível cargo no governo, podendo ser o Ministério do Meio Ambiente ou uma secretaria para tratar de assuntos climáticos ligada a Presidência da República.
Ela é conselheira da COP27 e uma das principais negociadoras do mundo em assuntos climáticos. Nesse desenho, ela poderia ocupar um cargo para dialogar com o mundo sobre o assunto.
*Com informações de Bianca Camargo