DestaquesGeralLocalMunicipiosPolítica

Com obras executadas pela Secretaria das Cidades, Governo do Piauí investiu R$ 10 milhões em ações do OPA em 2024

As ações atenderam demandas de 22 associações comunitárias de Teresina e Parnaíba.

O ano de 2024 foi marcado por intervenções que levaram melhorias à infraestrutura urbana de bairros de Teresina e Parnaíba, garantindo mais qualidade de vida aos moradores dessas cidades. As ações ocorreram porque a Secretaria das Cidades (Secid) foi um dos órgãos selecionados para executar ações da primeira edição do Orçamento Participativo Digital (OPA) do Governo do Piauí, a maior iniciativa de democracia digital do país.

Dentro do programa, as obras foram votadas pela população no ano de 2023 para serem executadas ao longo de 2024. Mais de R$ 10 milhões foram investidos nessas ações para melhorar a vida da população nesses que são os maiores municípios do Piauí.

Foram 27 obras em Teresina e Parnaíba que ficaram a cargo da secretaria, atendendo uma população total de 1.072.196 habitantes. Foram executados pela Secid oito praças, dois centros comunitários, dois mercados públicos, um muro de proteção em horta comunitária e 58.741 m² de pavimentação em paralelepípedo.

Inauguracao_Obras_OPA_Leticia_Santos_4_1ded7d9c92 (1).jpeg

 

Em Teresina, no Conjunto Parque Xixá, os moradores comemoraram a conquista de uma obra importante para a comunidade. “Aqui foram seis ruas transversais que receberam calçamento, mais de 100 famílias beneficiadas. Tínhamos uma grande dificuldade na questão de acesso e segurança, mas essa obra trouxe qualidade de vida”, comenta Teodoro Jacob, presidente da Associação de Moradores do Parque Xixá.

No bairro Sabiazal, em Parnaíba, a pavimentação em paralelepípedo também transformou a vida dos moradores e mostrou a força do povo. “São duas obras grandiosas. Eu fiquei muito feliz com o nosso engajamento, não foi uma vitória só da associação, mas de todos, porque quem votou para que essas obras fossem executadas foi a comunidade”, aponta Paulo Henrique, representante da Associação de Moradores do Bairro Sabiazal.

Fonte e imagem: OPA/CCom/Secid

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo