O reforço do quadro de analistas ambientais – cargo que consiste em uma das funções essenciais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) -, a inauguração do Parque das Crianças, o avanço no projeto de novos parques e os cuidados com os já existentes marcaram o ano da Semam na Prefeitura de Teresina. A criação de três eventos – a Ecothe, o Simpósio Ambiental e o Natal Encantado -, também foram destaques.
Os aprovados em concurso público da Semam para exercerem o cargo de Analista Ambiental foram convocados pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, a partir de portaria assinada em julho. Ao todo, foram nomeados oito profissionais, todos já em atividade. A chegada deles endossa o objetivo do prefeito e do secretário Luís André em agilizar os processos de licença ambiental e, consequentemente, colaborar para a abertura de novas empresas na capital.
Antes disso, em fevereiro, foi entregue à população pelo prefeito e pela Semam o Parque das Crianças, construído em uma área de mais de 13 mil metros quadrados, ao lado da Ponte da Primavera, onde funcionava o antigo viveiro de mudas da zona Leste. O projeto foi fruto de compensação ambiental após instalação de um hipermercado na mesma avenida.
Outros três novos parques ambientais situados na zona urbana do município tiveram seus anteprojetos apresentados ao prefeito: o Parque Pigoita, no bairro Santo Antônio, zona Sul de Teresina; o Parque Jacinta Andrade, na zona Norte, e o Parque Vale do Gavião, na zona Leste. Junto a reforma da sede da Semam, no Parque da Cidade, as obras estão orçadas em mais 30 milhões de reais. Grande parte desses recursos deve ser obtida junto à Agência Francesa, com operação de crédito.
Os parques foram projetados para oferecerem turismo ecológico e de aventura, mirantes, academias populares e estacionamentos, além de acessos para visitantes com necessidade especial de mobilidade, questão que leva a outra questão focada pelo secretário Luis André e sua equipe em 2022: a manutenção e melhoria dos parques da Prefeitura sob administração da secretaria.
Da limpeza diária às questões de segurança, acessibilidade, projetos de reformas em campos, quadras e brinquedos até a renovação de sistemas de irrigação, tudo tem sido objeto de atenção do prefeito Dr. Pessoa, do secretário e da equipe da Semam, com o apoio executivo dos coordenadores dos parques, dos titulares das Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs), do Consórcio Teresina Ambiental (CTA) e da Guarda Civil Municipal e seu comandante, André Viana.
EVENTOS ECOLÓGICOS
O ano de 2022 também foi tempo de estreia de dois importantes eventos da Prefeitura e Semam voltados à educação ambiental. Em junho, no Parque Ambiental Matias Matos, no Mocambinho, zona Norte, ocorreu a I EcoThe, feira sustentável com mais de 30 expositores e uma acolhida animadora por parte de centenas de visitantes ao longo de um dia inteiro de evento, que marcou ainda a Semana do Meio Ambiente. “Foi uma união parcerias que resultou em uma feira de formato moderno e acolhedor. Já estamos planejando a edição 2023”, afirmou o secretário Luis André.
Em outubro, no Auditório do Colégio Técnico de Teresina (CTT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi realizado o I Simpósio de Educação Ambiental: Práticas Sustentáveis. O encontro multidisciplinar teve o objetivo de mostrar aos jovens que a sustentabilidade também pode ser fonte de renda. Para isso, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), da Semam, organizou um painel de palestras e debates que elucidou vários tópicos relativos ao tema.
“A ideia foi mostrar, por meio de exemplos práticos, como a defesa do meio ambiente é, cada vez mais, uma profissão. Estamos vivendo uma nova realidade de consciência ambiental no planeta, graças a pioneiros, sejam eles ativistas, cientistas, professores e pesquisadores, que dedicaram suas vidas à ecologia”, declarou Luís André. “Eles abriram o caminho para que a atual geração possa aliar essa prática a uma profissão, podendo fazer disso a sua carreira”.
No mesmo mês, uma grata notícia: a Prefeitura de Teresina destacou-se no Selo Ambiental 2022 pelo terceiro ano consecutivo por meio do trabalho de secretarias e órgãos, incluindo a Semam. Os destaques da Semam foram o Gerenciamento de Resíduos Sólidos com nota máxima, 36 pontos, e a Educação Ambiental, com 34 pontos. Foram certificados no Selo Ambiental, categoria A, os municípios que adquiriram pelo menos seis critérios de elegibilidade. Na categoria B, aqueles que tiveram pelo menos quatro critérios de elegibilidade; e, na categoria C, pelo menos três critérios de elegibilidade, conforme os requisitos exigidos pelo Decreto Estadual nº 14.861/2012.
TERESINA NO MAPA VERDE
Maio foi um mês importante para Teresina em termos de visibilidade nacional na questão da pauta da sustentabilidade. A Prefeitura, por meio da Semam, Ministério do Meio Ambiente e Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), inaugurou a Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos.
O Projeto Recicla Codipi foi a cooperativa escolhida para realizar o armazenamento do descarte destes produtos que, uma vez reunidos em quantidades significativas terão a destinação final ambientalmente correta. Sete meses depois, o balanço é positivo. Além de ganhar um prédio anexo, cedido pela Semec, especialmente para a logística reversa, o Recicla Codipi somou dezenas de toneladas de descarte eletrônico em sua primeira remessa para a Abree.
Já o lixo no lugar errado foi o foco de outro projeto trazido pela capital também pelo Ministério do Meio Ambiente, que elegeu Teresina e seus dois rios, o Parnaíba e o Poti, como a cidade para encerramento do programa Rios +Limpos, que mobilizou mais de 1 000 voluntários e percorreu cerca de 200km quilômetros, incluindo ainda os rios Cuiabá, Araguaia, Tocantins, Paraíba e Pacaás, e coletando quase 20 toneladas de resíduos.
DEZEMBRO AGITADO
Dezembro chegou com mais uma edição do Natal Natureza, projeto que tem apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Realizada há mais de 10 anos, a campanha mobilizou diretores, professores e alunos das escolas particulares Maple Bear, COC e CEV, que trocaram mudas de árvores por brinquedos para doação a alunos da rede municipal.
A escola escolhida este ano foi o CMEI Tia Anita Gayoso, onde os alunos receberam a visita do Papai Noel da Semam – que tem o vermelho da roupa trocado pelo verde, cor símbolo da ecologia. Outro destaque foi a realização do Jardim Sensorial, na primeira edição do Projeto Cidade Inclusiva, durante dois dias, no Centro Estadual de Educação Profissional José Pacífico de Moura Neto, região Sudeste.
O estande da Semam oferecia uma imersão na qual o visitante era convidado a despertar os sentidos ao atravessar uma instalação que remetia a um jardim, local que, por definição, permite uma experiência onde a visão é aguçada pelas cores e formas das plantas, o olfato pelo cheiro das flores, o paladar por meio da degustação das frutas, a audição pelos ruídos e o tato pelas texturas percebidas com as mãos ou pés. Tudo também foi adaptado para cadeirantes, deficientes visuais e pessoas com quaisquer tipos de necessidade especial.
Para fechar o ano, mais um projeto inédito, o I Natal Encantado da Semam, festa realizada para a comunidade dos bairros que circundam o Parque da Cidade, endereço da secretaria e palco do evento que contou com dezenas de apoiadores, incluindo outras secretarias e órgãos municipais, empresas privadas e voluntários. “Tivemos a ideia do projeto desde que assumimos a secretaria, em maio. Vamos repeti-lo no Natal de 2023 mas, antes disso, em datas como o Dia das Mães e o Dia das Crianças. O Parque da Cidade foi o primeiro parque urbano da capital e tem um lugar especial na memória de quem o frequentou na infância. Revitalizá-lo é uma de nossas metas, sempre com o apoio da Prefeitura”, afirmou Luis André.
Fonte: Semam