O secretário da Cultura, Carlos Anchieta, inaugurou, nesta quarta-feira (12), a reforma completa do Teatro Barítono Raimundo Pereira, localizado no bairro Jacinta Andrade, zona norte de Teresina. O local teve, ainda, a capacidade de espectadores ampliada de 100 para 250 pessoas.
O teatro conta, agora, com um palco de última geração, novas poltronas, sistema de iluminação cênica e sonorização de primeira linha, além de um isolamento acústico com revestimento e telhas termoacústicas para garantir a melhor experiência para o público, climatização de ar e salas para oficinas culturais e cursos profissionalizantes. Além disso, a obra contemplou também pintura, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, fachada, pintura de arte em grafite e revitalizações nas áreas externas.
Segundo Carlos Anchieta, o teatro pode receber quaisquer tipos de espetáculos. “Com conforto, infraestrutura e equipamentos de ponta, esse equipamento pode receber peças, orquestras e várias outras representações artísticas. Além disso, contará com oficinas permanentes de dança, música e teatro. Logo, é uma obra que fortalece a nossa cultura e promove o talento local”, destacou o gestor.
O nome do teatro é uma homenagem ao barítono piauiense Raimundo Pereira, falecido em 2008, aos 46 anos de idade. Durante a solenidade de inauguração, o irmão do homenageado, Pereira Falazar, pontuou a alegria com o reconhecimento. “É mais uma dentre as várias homenagens feitas ao meu irmão nos últimos anos. Cada uma delas é motivo de muita gratidão para nós e nos enche de alegria. O artista vive de aplausos, então, ver ele sendo reconhecido por seu empenho à música e à cultura é muito gratificante para toda a família”, afirmou o carnavalesco.
A presidente da Associação de Moradores do Jacinta Andrade, Eva Farias, tratou a entrega da reforma do teatro como um momento histórico para a comunidade local. “É com muita alegria que recebemos essa obra de grande importância para a região, onde teremos música, teatro, cursos profissionalizantes e muito mais. É mais uma opção de lazer para a população, de todas as idades, inclusive para os idosos, que poderemos acolher, cuidar e entretê-los”, finalizou a moradora.
O Teatro Barítono Raimundo Pereira foi completamente reformulado, recebendo um investimento de R$ 2.400.000, com recursos provenientes do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec).
Fonte: Secult