Com o tema “A magia da leitura nos contos e fábulas”, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tia Zoraide Almeida, localizado no bairro Piçarreira II, fez, na última quarta-feira (24), o lançamento do projeto Alfabetiza Teresina. A abertura da ação contou com celebrações e homenagens ao Dia Nacional do Livro Infantil e ao Dia dos Povos Indígenas.
“O projeto ocorrerá com todas as turmas trabalhando em uma história e, no final de cada mês, farão uma apresentação para as demais turmas do centro. Os estudantes trabalharão a capa, os autores, ilustrações, reconto e dramatização da história”, explica a diretora do CMEI, professora Nádia Marinho.
O Alfabetiza Teresina é um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Teresina junto a Secretaria Municipal de Educação (Semec) nas unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino a fim de alfabetizar todos os alunos do Ciclo de Alfabetização (2° Período ao 2° ano do Ensino Fundamental), garantindo o direito fundamental dos estudantes a ler e a escrever.
Nas turmas do 1º Período da Educação Infantil do CMEI Tia Zoraide, as crianças irão trabalhar os contos do Pinóquio e João e Maria. Já as turmas do 2º Período irão desenvolver o projeto com as histórias da Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e o Soldadinho de Chumbo. Além disso, a iniciativa terá, ao todo, oito professores colaboradores.
A gestora do CMEI comenta que no mês de setembro será feito o encerramento da ação, que terá dramatizações. “A abertura do projeto contou com a participação das famílias, que prestigiaram as apresentações e o lindo momento. No final da cerimônia também houve um lanche coletivo com muitas comidas típicas. Foi tudo maravilhoso e tenho grandes expectativas para o desenvolvimento do programa no CMEI, finaliza.
Fonte: Semec