As unidades de ensino da Rede Municipal de Teresina também abraçaram a campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. O Centro Municipal de Educação Infantil Tia Fanny, localizado no Vale do Gavião, zona Leste de Teresina, promoveu na manhã desta quinta-feira (02) uma atividade em alusão à campanha, dando início ao mês de setembro com um momento exclusivo para a equipe escolar.
O CMEI organizou uma roda de conversa online, contando com a parceria da psicóloga Mayrla Mariane, que falou sobre saúde mental na pandemia. A profissional levantou a necessidade dos cuidados com a mente a partir do reconhecimento das emoções e limitações de cada pessoa.
A Dra. Mayrla também apontou algumas síndromes que ficaram em evidência durante a pandemia, relacionadas principalmente ao estresse gerado pela incerteza, confinamento e imprevisibilidade do futuro. “A melhor forma de lidar com isso é trabalhar o reconhecimento das emoções e procurar um profissional quando necessário”, disse a especialista durante a palestra.
Para a diretora do CMEI Tia Fanny, Carla Maia, o aprendizado adquirido durante a atividade deve ajudar a compreender também a situação emocional das crianças e dos pais. “Precisamos disso para nos preparar para o retorno presencial, nos conhecermos melhor para lidar com as mais diversas situações ao redor. O primeiro passo é cada um olhar para si, não podemos esquecer de nós mesmos”, concluiu a gestora.
Fonte: Semec