A coordenação motora é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento das crianças, especialmente na fase da Educação Infantil. Durante esse período a criança passa por muitas mudanças e aprendizados, onde as experiências cognitivas podem ajudar a moldar suas habilidades e o desenvolvimento motor. Trabalhar a coordenação motora na educação é um passo importante para ajudá-las a aprimorar seus aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais.
Com o objetivo de promover uma educação mais centrada e inovadora, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cecília Meireles, na zona Sul de Teresina, está trabalhando a coordenação motora com os alunos do Maternal. É através de atividades lúdicas envolvendo trajetos feitos com fita, caixa sensorial, recortes de papel e vários outros recursos que a unidade tem estimulado a coordenação motora dos estudantes.
“Essa é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento das crianças, pois proporciona o controle dos movimentos do corpo e aprimora a capacidade de realizar atividades das mais diversas, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa e prazerosa”, destaca a diretora do CMEI, professora Arlene Rocha.
Esses estímulos contribuem para ajudar o cérebro a processar informações, ajudam no aprimoramento da autonomia da criança, na integração social, no desenvolvimento emocional e em outros fatores importantes para a formação desses alunos como pessoas.
O desenvolvimento da coordenação motora impacta diretamente no aprendizado e nas habilidades sociais, e contribui para a saúde física e mental da criança. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) apoia e incentiva a realização de ações que estimulem o aprendizado e crescimento dos alunos da Rede Municipal de Ensino.
Fonte: Semec