GeralLocalPolítica

ClimaTHE23: secretário do Clima de Niterói destaca importância de implementar políticas públicas de sustentabilidade

O secretário municipal do Clima de Niterói (RJ), Luciano Paez, participou, na manhã desta segunda-feira (20), do ClimaTHE23, evento organizado pela Prefeitura de Teresina, através da Agenda 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação – Semplan. O gestor destacou a importância de Teresina focar no desenvolvimento de políticas públicas e governança para que a cidade possa minimizar os efeitos das mudanças climáticas.

“As mudanças climáticas sempre foram tratadas em uma escala federal. Os países sempre fizeram, a partir da ECO92 em especial, questões de compromisso de redução do carbono, de desenvolvimento sustentável. Porém, infelizmente, não se combinaram com o jogo da escala local, que são as cidades e os eventos extremos acontecem nas cidades, as populações estão, em sua maioria, nas cidades. Então, é fundamental que esse debate seja realizado na urbe e que automaticamente as cidades se responsabilizam também em relação à proteção à vida”, afirmou Luciano Paez.

O gestor apresentou em sua palestra as ações que Niterói vem desenvolvendo de forma transversal, reunindo 10 secretarias em torno da pauta da mudança climática. Entre as ações de governança apresentadas estão a criação do Comitê Intersetorial de Mudanças Climáticas, da Frente Parlamentar do Clima e assinatura da carta de intenções, realização do Painel de Mudanças Climáticas, Programa de Educação Climática com Crianças, pactos celebrados com a Unesco, ACA, Race to zero (até 2050 eliminar carbono líquido da atmosfera), Aliança de Megacidades Água e Clima, dentre outros projetos.

“Estou trazendo, em especial, a governança climática. Então é fundamental esse debate dentro da academia, as universidades precisam estar presentes, a sociedade organizada, os principais atores, empresas, porque é assim que a gente constrói de fato uma política efetiva”, destacou.

O coordenador da Agenda 2030, Leonardo Madeira, afirmou que Teresina tem muito a aprender com a experiência de Niterói. “Temos um desafio importante, que é implementar em Teresina essa transversalidade na discussão da mudança climática porque é uma pauta que atravessa diversos aspectos da vida do cidadão teresinense e a experiência trazida pelo Luciano Paez é de grande importância para nós. Em Niterói, eles já passaram por desastres naturais como reflexo dessa problemática e estão conseguindo desenvolver ações de relevância e eficácia”, comentou Leonardo Madeira.

O ClimaTHE23 reuniu, nesta segunda-feira, diversos especialistas nas áreas de sustentabilidade, empreendedorismo, mudança climática e inovação para debater os diagnósticos da cidade e soluções para que a cidade se volte para a construção coletiva dessas políticas.

Fonte: Semplan

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo