A Prefeitura de Teresina, por meio da Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), iniciou nesta quinta-feira (9), uma série de encontros e reuniões com representantes do projeto CITinova II, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para a promoção de sustentabilidade nas cidades brasileiras por meio de tecnologias inovadoras e planejamento urbano integrado.
O CITinova II iniciou sua segunda fase no segundo semestre de 2023, e Teresina, juntamente com Belém (PA) e Florianópolis (SC), passou a integrar o projeto. Essa iniciativa é focada em promover mais sustentabilidade nas cidades brasileiras, disponibilizando o que há de mais avançado em conteúdo, soluções tecnológicas e ferramentas colaborativas para a promoção de gestão pública integrada, inclusiva, participativa e sustentável.
A apresentação inicial ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura de Teresina (Palácio da Cidade), em uma reunião conduzida pelo Secretário Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), João Henrique Sousa, que representou o Prefeito Dr. Pessoa, bem como dos secretários municipais e executivos com suas respectivas equipes técnicas. Também estiveram presentes representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério das Cidades (MCID), e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
“É uma grande alegria termos Teresina integrando este projeto. O nosso prefeito Dr Pessoa tem estado atento a pautas que proporcionem a Teresina um desenvolvimento urbano mais sustentável. Temos uma equipe executiva excelente, coordenada pelo Secretário Executivo, Jivago Gonçalves, que tem desenvolvido ações significativas junto a Agenda 2030 e os técnicos do município para que a cidade se planeje de forma adequada pelos próximos anos”, disse João Henrique Sousa, durante a abertura das reuniões.
Reuniões técnicas deverão ocorrer durante esta semana, bem como um encontro com representantes do município vizinho, Timon (MA), que será realizado nesta sexta-feira (10).
“Este projeto tem um potencial enorme para a cidade e temos a grata satisfação de estarmos nesta segunda etapa do CITinova. Através da Agenda 2030 temos ampliado as oportunidades do município em projetos grandiosos e este é um deles. Hoje foi o lançamento, uma apresentação inicial para os atores focais do município e durante esta semana estaremos juntos em reuniões e visitas técnicas em lugares estratégicos da cidade”, falou Jivago Gonçalves, secretário executivo de planejamento estratégico e gestão.
Teresina e Timon foram selecionadas para participar do Projeto CITinova II (GEF-7), de Governança Metropolitana da RIDE Grande Teresina.
“Teresina foi presenteado com esta oportunidade. Ser selecionada no CITinova II nos revela que estamos caminhando de forma correta e assertiva para a promoção de um planejamento urbano integrado, visando a redução de emissões de gases de efeito estufa, a conservação da biodiversidade e a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais” explica o coordenador da Agenda 2030, Leonardo Madeira.
O CITinova é uma parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e o WRI Brasil, sendo financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).
“Teresina já tem um histórico muito interessante nesta pauta sustentável. Estamos aqui para mostrar a experiência que já tivemos com o CITinova I e vamos discutir as iniciativas para o CITinova II. Apresentamos os componentes do projeto, como financiamento inovador, investimentos integrados, plataformas e capacitações. Será um espaço de diálogo muito positivo nos próximos dias tanto em Teresina quanto Timon e vamos pensar de forma integrada o planejamento urbano e seus desdobramentos, explica Marcela Raposo, diretora nacional do projeto pelo MCTI.
• Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE)
A Ride da Grande Teresina é formada pelos municípios de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinho, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Nazária, Pau D´arco do Piauí, Teresina e União, no Estado do Piauí, e pelo município de Timon, no Estado do Maranhão.
Fonte: Semplan