DestaquesGeralMunicipiosPolítica

Ciro Nogueira deixa Parnaíba de fora do leilão das termelétricas do governo Bolsonaro

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, o todo poderoso do Governo Bolsonaro, não se importou em deixar de fora do Leilão das Termelétricas do Ministério das Minas Energia o município de Parnaíba, que esperava ansiosamente um investimento da ordem de R$ 4 bilhões e a geração de 3 mil empregos diretos na região com os empreendimentos já preparados, depois de garantia do próprio ministro tempos atrás.

O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, publicou portaria com as diretrizes do leilão de reserva que vai contratar 2 GW em termelétricas em 30 de setembro, nos termos da Lei 14.182/2021, que definiu as condições para a privatização da Eletrobras.

No caso do Nordeste, serão dois produtos, um no Maranhão e outro no Piauí. Os projetos terão, necessariamente, que ficar na região metropolitana de São Luís, no Maranhão, e na região metropolitana do Sudoeste Maranhense. No caso do Piauí, os projetos deverão estar em Teresina ou na Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina. Portanto, Parnaíba fica de fora.

Na região de Parnaíba, há três empresas interessadas da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em processo de conclusão dos projetos para participação no leilão. Enquanto isso ,no Maranhão, as duas regiões metropolitanas foram contempladas: São Luís e Sudoeste Maranhense.

No Norte, os projetos deverão estar em Belém, Santarém, Macapá, Manaus, Palmas, Gurupi, Rio Branco e Porto Velho, além de suas regiões metropolitanas, quando aplicável. A sistemática do leilão dará preferência aos projetos que utilizem gás natural produzido na Amazônia Legal e, no Nordeste, que usem gás natural produzido nacionalmente. Deverá ser comprovada a disponibilidade do combustível para operação.

O problema também é que na região de Parnaíba, notadamente na ZPE, o melhor destino do Nordeste, nunca teve a grata visita da também toda poderosa Gracinha Mão Santa, da prefeitura de Parnaíba, cujo pai, o Mão Santa, é o prefeito da cidade. Gracinha é aliada de Ciro Nogueira.

Só que empresários se queixam que Gracinha nunca nem sequer visitou o empreendimento, para que dele se tornasse defensora.

Jogo do Poder, com informações MegaWhat

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo