GeralInternacionaisPolítica

Charles 3º é oficialmente proclamado rei em cerimônia em Londres

Charles 3º foi oficialmente proclamado rei do Reino Unido hoje, durante uma cerimônia no palácio de Saint James, em Londres, exibida pela primeira vez na TV.

Em seu juramento diante do Conselho de Ascensão, após sua proclamação como monarca, ele disse que estava “profundamente consciente” dos “deveres e grandes responsabilidades” de suas funções.

O reinado de minha mãe foi inigualável em sua duração, sua dedicação e sua devoção. Mesmo neste momento, em que estamos de luto, agradecemos por essa vida de tanta fé e tenho total compreensão do tamanho deste dever e das difíceis responsabilidades da soberania que agora passaram para mim (…) E ao cumprir a pesada tarefa que me foi confiada e à qual agora dedico o que me resta de minha vida, oro pela orientação e ajuda de Deus todo poderoso Rei Charles 3º

Charles tornou-se rei na quinta-feira (8), imediatamente após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth 2ª, mas uma reunião do Conselho de Ascensão confirmou formalmente seu papel hoje.

Nenhum soberano britânico esperou tanto tempo para assumir o trono e Charles 3º terá que esperar pela cerimônia de coroação, cuja data ainda não foi definida — sua mãe esperou mais de um ano.

Depois da proclamação, o país entra em luto nacional até o funeral da rainha, no dia 18 de setembro.

Como funciona o conselho? Para a proclamação, o Privy Council, como é chamado o grupo de conselheiros da monarquia, se reuniu duas vezes. A primeira parte ocorreu sem a presença do soberano para que ele fosse proclamado.

“O príncipe Charles Philip Arthur George se torna agora, pela morte de nossa soberana de feliz memória, o nosso rei Charles 3º… Deus salve o rei!”, proclamou o conselho antes que o próprio monarca fosse chamado à sala.

A segunda reunião foi conduzida por Charles, que estava acompanhado da rainha-consorte Camilla, e do filho primogênito William, herdeiro do trono, que também integra o conselho.

Em seu discurso, o monarca disse que a solidariedade de todos pela perda da mãe é um “grande consolo” para ele e toda a família e que Elizabeth foi um exemplo.

Eu sei o quanto vocês e toda a nação, e devo dizer que o mundo inteiro, se solidarizam comigo pela perda irreparável que todos sofremos. É de grande consolo saber da simpatia expressa por tantos para minha irmã e irmãos e que tal afeto e apoio imenso seja estendido a toda a nossa família em nossa perda. A todos nós como família, a este reino e à família de nações da qual fazemos parte, minha mãe deu um exemplo de vida dedicada ao serviço Rei Charles 3º

O monarca também disse que se sente “profundamente encorajado” pelo apoio de Camilla, a quem chamou de “amada esposa”.

Também estavam presentes na cerimônia a primeira-ministra Liz Truss e os ex-chanceleres britânicos Boris Johnson, Tony Blair, David Cameron, John Major e Theresa May.

O conselho reúne 200 pessoas que inclui servidores públicos, arcebispos e a própria primeira-ministra do Reino Unido.

10.set. 2022 - William, o príncipe de Gales, e Camilla, rainha consorte, assistem o rei Charles 3º assinar juramento na cerimônia de proclamação - Victoria Jones/Pool/AFP - Victoria Jones/Pool/AFP
William, o príncipe de Gales, e Camilla, rainha consorte, assistem o rei Charles 3º assinar juramento na cerimônia de proclamação

Imagem: Victoria Jones/Pool/AFP

 

Após a cerimônia, a proclamação foi lida ao público de uma varanda do palácio Saint James e em outros pontos de referência em Londres.

O que acontece agora? Depois, os membros do Parlamento – deputados e lordes – juram fidelidade ao monarca e expressam suas condolências.

À tarde, Charles 3º recebe Truss e os principais membros do seu executivo, recentemente nomeados.

Rei mais velho a assumir o trono. Aos 73 anos, ele é o monarca mais velho a assumir o trono. Uma curiosidade é que o novo rei deixa de ter um passaporte ou carteira se motorista.

Opiniões próprias também são coisa do passado. Ele que ficou conhecido por manifestar suas posições e tentar influenciar questões políticas agora, mais do que nunca, terá de guardá-las para si, como fez a mãe em seus mais de 70 anos de reinado.

No seu primeiro discurso televisionado como Charles 3º, o novo monarca elogiou ontem a sua “amada mãe”, uma “modelo” e uma “inspiração” sempre “ao serviço do povo”.

“Hoje renovo a todos vocês essa promessa de serviço ao longo da vida”, enfatizou, visivelmente emocionado.

No pronunciamento, o monarca ainda oficializou que seus títulos foram repassados para William, como no caso da função do príncipe de Gales — a esposa dele, Kate, assume o título de princesa de Gales, que estava vago desde a morte de Diana, em 1997.

Pouco antes da fala, Charles e a rainha-consorte surpreenderam o público na entrada do Palácio de Buckingham ao descer do carro, ler algumas das mensagens deixadas por admiradores da rainha e passear entre os milhares de buquês de flores deixados em homenagem à Elizabeth.

Futuro complicado. Após a enorme popularidade de Elizabeth 2º, a ascensão de Charles 3º, menos apreciado pela opinião pública, abre um período delicado para uma monarquia que enfrenta múltiplos desafios, desde o desejo de alguns países da Commonwealth, um conjunto de antigas colônias britânicas, de se distanciar até as críticas ao seu passado colonial e escravista.

Além disso, o Reino Unido enfrenta sua pior crise econômica em 40 anos e viu quatro primeiros-ministros passarem em seis anos.

As divisões correm por todo o país sobre o Brexit e sobre os desejos de independência na Escócia e na Irlanda do Norte.

Fonte: UOL, com RFI e AFP e Ansa

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo