O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA) zerou a fila de espera para proctologia. Com quatro médicos proctologistas atuando no local a unidade já realizou 3.897 consultas com os especialistas citados apenas este ano.
“Atendemos diariamente 16 pacientes nos turnos da manhã e tarde. A variedade de horários ajuda muito para atender a necessidade dos pacientes. As abstenções geralmente são poucas principalmente após o aumento da divulgação nos meios de comunicação sobre câncer colorretal, devido a alguns artistas que apresentaram a doença”, explica Ana Paula Andrade Melo, médica proctologista.
Os pacientes atendidos no CISLA vem referenciados de um atendimento prévio com outro médico (clínico geral do Programa Saúde da Família ou de outra especialidade do próprio Lineu Araújo). “Então a imensa maioria vem realmente com queixas proctológicas”, informa Ana Paula.
Ela afirma ainda que outro ponto importante é que vários pacientes acima de 45 anos já vem com exames de rastreamento (como colonoscopia ou pesquisa de sangue oculto nas fezes) já realizados. O que dispensa muitas vezes a necessidade de um retorno.
Fonte: FMS