Em visita à Comunidade Terapêutica (CT) Casa de Ester, Mayrla Kelly, coordenadora-geral de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol), participou também da graduação de adolescentes e jovens acolhidas pela entidade.
A Casa de Ester é a primeira CT no Brasil a fazer o acolhimento e tratamento da dependência química do público adolescente feminino. Ela é mantida pelo Grupo de Amigos da Vida – GAV – e conta com a parceria do Governo do Estado através da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer do Piauí (CENDFOL-PI), para a realização do financiamento de vagas no acolhimento e na reinserção social.
Mayrla Kelly reconheceu na oportunidade o trabalho realizado pelas comunidades e reforçou a parceria com o incremento do fomento ao lazer.
“Deixo aqui o abraço, carinho e preocupação do nosso governador Rafael Fonteles, que reconhece a grandiosidade desse trabalho da politica sobre drogas no Piauí. Os responsáveis pelas CTs têm um trabalho muito importante para a sociedade, o que fazem é realmente de dedicação. Às vezes deixam de estar com a família e estão ali se dedicando às pessoas que precisam de acolhimento e tratamento”, disse a gestora.
Para Elizoneide Santos, Comunidade Terapêutica (CT) Casa de Ester, é uma profunda gratidão poder acolher o público feminino e ver mais uma vitória delas. “É a maior felicidade, porque não é fácil estar aqui dentro, ficar acolhendo por um ano, longe da família. Cada uma tem o mesmo objetivo, que é o tratamento química e a libertação das drogas. Então pra é um prazer imenso a gente ver a vitória dessas meninas”, ressaltou.
Casa de Ester
A CT está localizada no sítio Aroeira na Cacimba Velha, zona rural de Teresina, acolhendo no momento 15 adolescentes, 20 adultas e 2 mães nutriz (mães que amamentam).
Fonte: Cendfol