Caxias colhe os frutos de vacinação organizada e eficiente; número de internados é 90% menor
A primeira cidade do interior do Maranhão a vacinar contra a covid-19 jovens de apenas 15 anos de idade, Caxias, como nenhum outro município do interior do estado, tem ampliado rapidamente o público a ser imunizado. Com apenas seis meses de Campanha, desde que iniciou a imunização da população caxiense, Caxias se aproxima do status de cidade com a “população 100% vacinada”.
Com uma campanha bem coordenada, e que começou a ser organizada antes mesmo da chegada das vacinas, a Princesinha do Sertão começa a colher os frutos de um processo de imunização eficiente, de busca ativa da população e de divulgação em massa da importância e necessidade dos moradores estarem vacinados.
O último boletim informativo da Secretaria de Saúde de Caxias apontou que apenas 14 pessoas estão internadas em tratamento contra a covid-19 nas unidades hospitalares do município. O número é comemorado pelos profissionais de saúde, haja vista que Caxias chegou a ter 100% dos leitos ocupados por pacientes com complicações em decorrência da covid-19, inclusive, teve até fila de espera para os leitos de retaguarda.
Agora, com a vacinação avançada, que já soma mais de 133 mil doses aplicadas, e após medidas acertadas como descentralização, parcerias com entidades privadas, busca ativa na zona rural, e uma forte campanha de divulgação, os bons resultados tem sido cada vez mais perceptíveis. Toda via, as autoridades municipais de saúde alertam que ainda não é hora de baixar a guarda. Portanto, lavar as mãos, usar álcool em gel, manter o distanciamento e usar máscara, seguem sendo atitudes indispensáveis para manter longe a covid-19.
Lívia Sena, diretora do Complexo Hospitalar Gentil Filho – unidade que atende casos de coronavírus no município – comentou a diminuição das internações na unidade.
“O número de internações diárias não ultrapassa 2 pacientes, são dois por dia, no máximo. Graças aos esforços da secretaria municipal de saúde e da gestão municipal nós chegamos a esse patamar. Temos feito uma campanha de vacinação muito eficiente e o resultado está aparecendo. Graças a Deus os casos diminuíram consideravelmente, e está tudo mais tranquilo”, disse Lívia Sena.
Caxias, até a publicação desta reportagem, vacina a população a partir de 15 anos de idade. E os postos de vacinação ficam no Ginásio João Castelo, funcionando de segunda a sábado e no Caxias Shopping e Sesi/Senai funcionando de segunda a sexta-feira.
Fonte: Guanaré