Cartilha elaborada pela Semarh apresenta fatos e fakes sobre a desertificação no Piauí
Publicação trata também sobre as áreas degradadas.
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou, nesta sexta-feira (8), o lançamento da Cartilha “Desertificação no Piauí: fato ou fake?”. Um estudo elaborado pela Semarh em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), com a participação dos professores do IFPI Campus Corrente.
A cartilha traz à tona a temática da desertificação no Piauí e seus aspectos verdadeiros e falsos, bem como também sobre as áreas degradadas. O evento faz parte da primeira etapa de apresentação dos produtos relacionados à revitalização do Núcleo de Pesquisa de Recuperação de Áreas Degradadas (Nuperade), localizado no município de Gilbués-PI.
“Hoje, apresentamos um pouco das ações que o Governo do Estado, em parceria com as diversas instituições de pesquisa e ensino, está realizando em relação ao combate à desertificação no Piauí”, destaca o superintendente da Semarh, João Victor Oliveira.
Na ocasião foi apresentado e discutido o diagnóstico para melhorias do Nuperade para pesquisa e outros aspectos relacionados ao espaço. “A revitalização tornará o Nuperade uma referência no combate aos efeitos adversos da desertificação. Esta é mais uma meta de gestão do governador Rafael Fonteles, coordenado pelo secretário Daniel Oliveira, que estamos avançando na sua execução”, complementa João Victor.
O evento reuniu as diversas instituições parceiras, com seus representantes, pesquisadores e alunos, como a Universidade Federal do Piauí(UFPI); Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX); Instituto Federal do Piauí (IFPI); Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan); Secretaria Estadual de Educação (Seduc); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).
Acesse aqui a Cartilha.
Fonte: Semarh