DestaquesGeralLocalMunicipiosPolítica

Caravana de Direitos Humanos divulga agenda de ações no 1º semestre no Piauí

A Caravana de Direitos Humanos na Comunidade esteve na sexta-feira (25), no município de São Miguel do Tapuio, onde realizou atendimento a cerca de 100 moradores da região, além de prestação de informações  e encaminhamento para outros serviços realizados pela Secretaria da Assistência Social Trabalho e Diretos Humanos (Sasc). A previsão é que até o mês de julho sejam realizadas mais oito ações voltadas para fortalecimento dos Direitos Humanos no Estado.

A ação é uma realização da Sasc, por meio da Superintendência de Direitos Humanos, em parceria com outras instituições, como Secretarias de Estado da Saúde, Educação, Segurança Pública, Políticas para as Mulheres e ainda Defensoria Pública do Estado do Piauí, juntamente com as prefeituras. A ação tem como finalidade ofertar serviços e informações de cidadania para a população.

Durante a ação em São Miguel do Tapuio foram ofertados para a população os serviços de corte de cabelo, esmaltação de unha, expedição de RG, encaminhamentos da Defensoria Pública do Estado para suprimento e retificação de Registro Civil de Nascimento, aconselhamento e testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, distribuição de preservativos masculino e feminino e informações sobre prevenção das infecções sexualmente transmissíveis.

Laura Reis, Secretária Executiva do Centro de Referência LGBTQIA+. da Sasc, explica que a ação realizada na sexta foi apenas a primeira: “Esta foi primeira atividade das noves do cronograma de execução de março a julho de 2022, sendo com espaço de 15 dias de uma para outra, contemplando um município e um bairro de Teresina a cada mês” diz reforça ela.

Laura explica ainda que a participação das prefeituras é muito importante: “Os municípios que receberão a Caravana irão entrar com a contrapartida de estrutura dos estandes para oferta dos serviços disponilizados pelas Instituições que compõe a Caravana, nos bairros de Teresina a estrutura será por conta das Associações de Moradores que solicitaram a ação”, completa.

A iniciativa da Caravana de Direitos Humanos na Comunidade é da Superintendência de Direitos Humanos da SASC, sob a Coordenação da Diretora de Direitos Humanos Conceição Silva e Supervisionada pela Superintendente Janaína Mapurunga, e tem por finalidade levar cidadania e garantia de direitos fundamentais para uma parcela da população que não possui acesso de forma equânime dos serviços e informações levados pela Caravana de Direitos Humanos.

Quantidade de serviços realizados no município de São Miguel do Tapuio no dia 25 de março:

  • 25 cortes de cabelo
  • 25 esmaltações de unha
  • 25 carteiras de identificação RG
  • 11 atendimentos da Defensoria Pública
  • 30 testagens rápidas para HIV, Sifilis e Hepatites B e C

Estandes informativos expostos na atividade.

PRO Social, Pacto Estadual de Enfrentamento a Violencia LGBTfobica, Aplicativo EU CREIO, Sistema Nacional de Promocao da Igualdade Racial, Enfrentamento ao Trabalho Escravo.

CadUnico, Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada, Passe Livre Intermunicipal para pessoa Idosa, Tarifa Social

Canal Educação

Orientação para expedição o da carteira digital de trabalho

Cadastro no SINE

Campanha EI, MERMÃ, você não está sozinha, EI, Mermã, elas empreendem.

Cronograma de atividades da Caravana de Direitos Humanos de março a julho de 2022

25 DE MARÇO DE 2022 – SÃO MIGUEL DO TAPUIO

08 DE ABRIL DE 2022 – TERESINA – VILA SANTA BÁRBARA (ZONA LESTE)

22 DE ABRIL DE 2022 – VALENÇA DO PIAUÍ

06 DE MAIO DE 2022 – TERESINA – VILA IRMÃ DULCE (ZONA SUL)

20 DE MAIO DE 2022 – BARRAS

03 DE JUNHO DE 2022 – TERESINA – BOA HORA (ZONA RURAL – NORTE)

17 DE JUNHO DE 2022 – ALTOS

01 DE JULHO DE 2022 – TERESINA – ITARARÉ (ZONA SUDESTE)

15 DE JULHO DE 2022 – BAIXA GRANDE DO RIBEIRO.

Fonte: CCom

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo