GeralMunicipiosPolítica

Canta Folia reúne centenas de foliões no Centro Histórico de Caxias (MA)

O Centro Histórico de Caxias também faz parte da programação do Carnaval de Caxias – 200 anos da folia que a gente quer. O Canta Folia em 2023 completa 19 anos segundo foliões mais antigos, que dizem fazer parte da festa desde 2004 quando teria iniciado a folia sempre com muita animação e levando alegria aos caxienses de todas as idades.

A folia acontece na Praça Vespasiano Ramos ou largo de São Bendito como é popularmente conhecido. Na edição de 2023, se apresentaram as atrações: Roda de Chorinho, Marchinha com a Banda Furiosa, Bloco da Lamparina e Banda Bandida que levaram alegria aos foliões.

“A folia aconteceu no tradicional largo de São Benedito, no tradicional Canta Folia. Começamos com Roda de Chorinho e muitas famílias brincando o Carnaval de Caxias. Nós deixamos o Carnaval do Centro Histórico com as músicas antigas e marchinhas. Já na Alexandre Costa, ficou o Carnaval mais moderno”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“Que maravilha é esse ambiente no Centro Histórico de Caxias. Eu vim com minha família e amigos. O bom desta festa é a tranquilidade e segurança, por isso o povo gosta daqui”, destacou Neide Bandeira.

“É gratificante, o povo estava necessitando dessa brincadeira do Canta Folia, que é o Carnaval melhor de Caxias”, disse Cantarelli, que leva o nome do evento.

Vários blocos de Carnaval se encontraram na festa levando brilho, entusiasmo e criatividade dos foliões, o maior deles foi o bloco “Agora é Ela” de Licya Waquim. “Estamos aqui pra completar a festa. Trouxemos muita alegria, afinal passamos dois anos sem Carnaval, energia é o que não falta”, destacou Licya Waquim.

“Fiquei sabendo que o Carnaval de Caxias é um dos melhores do Maranhão, portanto vim conferir de perto. Afinal, é muito bom se divertir em uma festa tão bonita que movimenta a economia”, completou Diego Rolim, secretário estadual de Agricultura Familiar do Maranhão.

As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Guarda Municipal estavam de plantão junto com outras equipes de segurança, sempre atentos para dar assistência aos foliões.

“Estamos aqui garantindo que o caxiense tenha um Carnaval mais seguro. Estamos aqui pronto para agir e garantir a segurança do folião”, disse Inspetor Vila Nova.

A Banda Lamparina que no Carnaval se transforma no Bloco da Lamparina, deu o tom da festa no fim da tarde tocando uma mistura de ritmos, com: Axé, Frevo e Marchinhas.

“Uma cidade incrível com alegria contagiante. E o melhor, ninguém procura confusão, todo mundo quer brincar e se divertir”, disse Ana Maria, vocalista do Lamparina.

Em seguida, a Banda Bandida saiu em cortejo pelas principais ruas do Centro Histórico de Caxias levando a energia do Carnaval às ruas históricas da “Princesa do Sertão”.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil; a deputada estadual, Daniella; Amanda Gentil, deputada federal e secretários municipais também marcaram presença e se divertiram no Canta Folia, reafirmando a importância do tradicional Carnaval do Centro Histórico de Caxias.

“É um evento tradicional que gira bastante a economia. É um evento muito bonito e realizada com muita segurança. Depois de dois anos sem Carnaval, estamos voltando com esta festa linda para os caxienses”, frisou Gentil Neto, secretário municipal de Infraestrutura.

“É um Carnaval para todas as idades e com muita segurança. E, claro um Carnaval com responsabilidade no tradicional Canta Folia. Estamos em parceria com o Ministério Público fazendo com que o povo tenha o seu momento de alegria, sem deixar de cuidar também da saúde, educação e infraestrutura da cidade”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

“Hoje o nosso segundo dia de folia foi no Canta Folia, no tradicional Cantarelli aqui na Praça São Benedito. Viva o Maranhão e a cultura maranhense. Como é bom ver o nosso estado rendendo homenagens e estampando alegrias para o Brasil inteiro”, destaca Daniella, deputada estadual.

Fonte: Prefeitura de Caxias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo