Para reforçar junto à comunidade vizinha ao Parque da Cidade a importância da colaboração da comunidade para manter a vizinhança limpa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), realizou uma blitz educativa sobre o tema. A campanha Zona Norte + Limpa foi realizada na última sexta-feira (29) nas ruas do bairro Risoleta Neves, criado a partir de uma ocupação ocorrida há 40 anos na região da Água Mineral.
O secretário de Meio Ambiente Luis André ressalta a importância da campanha. “Acredito muito na força de ações como essa, que sob alguns aspectos pode parecer pequena, mas inegavelmente trazem frutos. O contato direto, a troca, o diálogo, são muito eficazes quando é necessário transmitir uma mensagem como essa, que precisa da adesão de quem a recebe para seguir adiante”, afirmou o secretário Luis André.
A equipe da Semam percorreu as ruas do bairro e explicou aos moradores o objetivo da campanha. Durante a ação foi entregue saco plástico de lixo e um folder informativo adaptado a partir do material sobre coleta seletiva criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh).
Além da falar sobre reciclagem e coleta seletiva, o grupo fazia aos moradores convites para mais visitas ao parque – uma das sete áreas verdes de lazer de Teresina administrado pela Prefeitura por meio da Semam.
Para Wallison Pereira, autônomo de 32 anos, que joga futebol com o vizinhos no Parque da Cidade, os eventos que vem acontecendo no local tem trazido mais público para o local.
“Estamos gostando do movimento dos eventos esportivos, elogiou Wallison Pereira, autônomo de 32 anos, que costuma jogar futebol no campo do parque com vizinhos.
“Os eventos de bike, de trilha e novidades como o desafio de obstáculos Cabra da Peste Race realmente têm trazido um público mais esportivo ao parque e confirmado a vocação do lugar para este tipo de evento, elogiou Pereira.
O Secretário Luis André ressalta que a Semam vai realizar o Festival de Esportes no Parque da cidade. “No dia 14 de maio será realizado o Festival de Esportes Semam, com uma corrida de 5 quilômetros. Estamos convidando nossos vizinhos de parque a prestigiar mais este evento”, convidou o gestor.
Campanha digital
Moradores veteranos da comunidade também aprovaram a iniciativa da Semam, como a servidora aposentada da Secretaria Municipal de Educação (Semec) Rosa Lopes, que há 33 anos vive no local. “É importante, sim, vir aqui e falar ao pessoal. A coleta seletiva é mais simples que parece”, disse Rosa.
Outra moradora, Maria do Rosário de Fátima Machado Fernandes, que residente há 36 anos no bairro, disse que gostaria de mais dias de coleta feita pelos caminhões do Consórcio Teresina Ambiental (CTA) que, naquela manhã, realizava coleta de entulho de poda de árvore na Rua Dom Miguel Câmara junto a um grupo de moradores.
Vizinhos, Maria Nilza da Silva e Francisco das Chagas, passavam pela Rua João Pinheiro quando pararam para conversar sobre a campanha. “O pessoal do bairro colabora muito. A campanha vai funcionar aqui”, apostou ele que, aos 62 anos, se mantém ativo com partidas de futebol entre amigos. “Moro há 39 anos aqui, praticamente desde a fundação do bairro, e já participei de associação de moradores algumas vezes. E sigo engajada”, completou Nilza.
A Zona Norte + Limpa faz parte do programa Semam em Ação, série de iniciativas da Gerência de Planejamento e Projetos (GPP) da secretaria que têm, entre outros objetivos, dinamizar e estreitar os laços da Semam com a comunidade teresinense. Além do folder impresso, a campanha tem uma versão digital divulgada nas mídias sociais do órgão, o que a aproxima de um público ainda mais vasto, principalmente em termos de faixa etária. Após a edição no entorno do Parque da Cidade, a intenção é realizar a blitz educativa em outras regiões da zona Norte e também nas outras zonas da capital como Leste, Sul, Sudeste e região central.
Fonte: Semam