Quando alguém é repetidamente tratado de forma cruel e injusta por outra pessoa ou grupo, isso é bullying. E pode acontecer de diversas maneiras, como xingamentos, exclusão, agressão física ou espalhar rumores. Visando envolver os alunos nessa discussão, a equipe gestora da Escola Municipal Torquato Neto, localizada na zona Sudeste da capital, realizou a campanha “Juntos contra o Bullying”.
Visando alertar a comunidade escolar e os pais dos alunos sobre este assunto, a equipe gestora desenvolveu uma palestra de conscientização sobre o bullying na escola com a participação de todos os alunos da unidade de ensino. Segundo o diretor, professor Francisco Alves de Mesquita, as contribuições foram diversas, dentre elas, da professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Maria do Desterro, da pedagoga Vanusa Gomes e dos professores.
“Consideramos extremamente importante falar de bullying na escola, até porque esse diálogo com os estudantes contribui para que eles tenham mais respeito uns com os outros e melhorem a convivência no ambiente escolar. A escola tem um papel fundamental para esclarecer todas as dúvidas e mostrar que o bullying é de extremo prejuízo na vida de qualquer pessoa”, diz o diretor.
Ao decorrer da ação os alunos receberam um folder informativo, além de participarem de uma palestra sobre a temática. A campanha surgiu da necessidade de despertar nos alunos uma atitude de respeito ao próximo e foi um momento de reflexão e interatividade.
Fonte: Semec