Alunos da Rede Municipal de Teresina obtiveram um ótimo resultado na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foram conquistadas 22 medalhas (cinco de ouro, cinco de prata e doze de bronze) e 24 menções honrosas. Do total de medalhas, 13 foram obtidas por alunos que participam do Cidade Olímpica Educacional (COE), programa da Prefeitura de Teresina executado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec).
“O nosso programa participa desde 2012 da OBMEP, preparando os alunos com atividades que possam demonstrar sua capacidade de criar originalidade, utilizando o raciocínio lógico e a aplicação de seus conhecimentos teóricos. Dessa forma, estimulamos e promovemos o estudo da matemática, que é, inclusive, um dos objetivos da referida olimpíada”, afirma Elinalva Barbosa, coordenadora do Programa Cidade Olímpica Educacional (COE).
O professor Delano Moura explica que a OBMEP tem duas fases, uma no primeiro semestre e a outra no segundo, que é subjetiva. A prova é dividida em Nível 1 (6º e 7º ano) e Nível II (8º e 9º ano). “Na segunda fase intensificamos a resolução de problemas subjetivas, com aulas além do sábado acontecendo no contraturno. O resultado deste ano foi surpreendentemente bom, ganhamos todas as medalhas de ouro do Nível II do Piauí.
O coordenador de matemática do COE, Reginaldo Fernandes, diz. “O sucesso dos alunos tem a contribuição de toda a Rede Municipal de Ensino. Nas escolas, temos o apoio da equipe pedagógica que trabalha e incentiva os nossos alunos a estarem com a gente todos os sábados se preparando para as olimpíadas de matemática, onde a OBMEP é o carro-chefe. Parabenizamos a todos os medalhistas e os professores que trabalham com muito compromisso e determinação”.
Sobre o Cidade Olímpica Educacional
Participam do programa estudantes de alto rendimento do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental, divididos em 11 turmas: 4 de matemática; 2 de ciências; uma de língua portuguesa; uma de física; uma de química; uma de astronomia; E uma de robótica. Cada turma tem 25 alunos. Eles recebem fardamento, material apostilado, lanche e transporte. A equipe docente é composta por 15 professores da Rede Municipal de Ensino.
As aulas do próximo ano vão iniciar no dia 11 de março.
Fonte: Semec