A constante busca de soluções rápidas e por inovação na área da ciência da informação requer o maior número de profissionais qualificados. Prevendo a ampliação do mercado da tecnologia, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vem atualizando o currículo de ensino e ofertando a capacitação para este mercado.
A parceria entre a Seduc e a NAU Digital, uma Hub de Tecnologia e Inovação do Piauí, está implantando capacitações na área da tecnologia nas unidades de ensino da rede pública estadual. Nesta quarta-feira (15), foi a vez dos estudantes do Centro Estadual de Educação de Tempo Integral (Ceti) Moacir Madeira Campos, localizado no bairro Saci, zona sul de Teresina, conhecerem os novos cursos disponíveis.
Todos os 223 estudantes matriculados, estes da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, terão pleno acesso aos cursos digitais. A capacitação da Nau Digital para os estudantes acontecerá por doze meses e terá a flexibilidade do horário para os estudantes. As atividades no espaço escolar terá início na próxima segunda-feira(20)
A coordenadora pedagógica Verbena Roque destacou a importância das capacitações como incentivo para que alunos das escolas estaduais se conectem ao mundo digital.
“Acreditamos que a ação da Nau Digital tende a somar para os estudantes, pois vivemos no mundo totalmente digital e o mercado de trabalho exige cada vez mais habilidades e conhecimentos técnicos em tecnologias diversas. Agora os alunos terão a oportunidade de enriquecer seus currículos e abrir portas no futuro”, explicou.
O projeto NAU Digital oferecerá as bolsas de estudo aos jovens para cursos em diversas áreas, todos ligados à tecnologia, que são: PostgreSQL, MySQL e SQL SERVER, além de HTML, CSS, JavaScript, bancos de dados, dentre outros.
Acompanhado de ações de implementação do Novo Ensino Médio, o projeto é desenvolvido pela THE HUB, o primeiro hub de tecnologia e inovação implantado no Piauí. Fundado em 2020, ele reúne empresas de base tecnológica com alto potencial de crescimento – as startups – e abriga setores de inovação de empresas tradicionais que buscam se adaptar às transformações digitais e tecnológicas.
A escola, por ofertar o ensino de tempo integral, possibilita ao aluno a prática nas dependências em virtude do curso acontecer com aulas remotas. “Para a execução da capacitação o estudante terá o laboratório de informática à disposição no turno livre. O incentivo à educação tecnológica já existe na escola por trabalhar o digital no plano pedagógico dos professores”, acrescentou Verbena.
Fonte: Seduc