GeralNacionaisPolítica

Algozes do PT, Rachel Sheherazade e Joaquim Barbosa sinalizam apoio a Lula

A ex-apresentadora do SBT Rachel Sheherazade sinalizou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pelo Palácio do Planalto. Pelo Twitter, na noite desta segunda-feira (26/9), a jornalista postou uma foto fazendo um “L” com os dedos. O gesto é associado a Lula. “Tá melhor assim?”, questionou aos seguidores. 

Antes disso, Sheherazade já vinha fazendo críticas ao presidente Bolsonaro, além de falar que essas eleições são sobre a “continuidade da democracia”. “Agora é sobre votar pelo fim ou pela continuidade da democracia. Tá claro ou precisa desenhar????”, escreveu. “Para mim, nada mudou de 2018 pra cá. Continuo acreditando que o Bozo (sic) é o pior dos males. Meu voto foi e será sempre contra ele e em favor do Brasil!”, disse em outro post.

Sheherazade ficou conhecida pelas opiniões contrárias ao PT quando era apresentadora do principal telejornal do SBT. A jornalista foi demitida da emissora, em 2020, após atritos com Silvio Santos. Neste mês, o apresentador foi condenado a pagar R$ 500 mil em indenização por danos morais a Sheherazade por assédio moral durante o Troféu Imprensa. Na ocasião, Silvio Santos disse para a jornalista que ela teria sido contratada para continuar com a sua beleza e a sua voz e “ler as notícias do teleprompter”, não para “dar opinião”. 

Sheherazade é a mais forte crítica do PT que resolveu apoiar Lula nestas eleições com a intenção de derrotar o presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista lidera as principais pesquisas de intenção de votos. Na semana passada, o jurista Miguel Reale Júnior, um dos autores do impeachment de Dilma Rousseff (PT), declarou que “sem perspectiva de vitória da terceira via, é importante que Lula vença no primeiro turno”. Nesta segunda, o ex-ministro Joaquim Barbosa, que foi relator da ação penal movida pela Procuradoria-geral da República contra petistas, enviou um vídeo para a campanha de Lula. 

Outros críticos do PT no passado, como o youtuber Felipe Neto e o cantor Tico Santo Cruz, também já declaram apoio a Lula. Também declaram apoio ao petista, os ex-presidenciáveis Henrique Meirelles (União Brasil), Guilherme Boulos (Psol) e Marina Silva (Rede). 

Joaquim Barbosa

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa gravou um vídeo em que manifesta apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O vídeo está em posse da campanha de Lula, que fará uso da gravação.

Barbosa foi indicado por Lula em 2003 à Corte. Anos depois, foi relator da ação penal movida pela Procuradoria-geral da República contra petistas e deputados da base aliada em razão da participação no mensalão.

O ex-ministro chegou a ser alvo de ataques pela militância petista e representou alguns dos votos mais duros da ação penal que levou à condenação de antigos caciques do partido, como o ex-ministro José Dirceu e do ex-deputado José Genoino.

Nos últimos anos, Barbosa chegou a se filiar ao PSB, e ensaiou se candidatar à presidência pelo partido em 2018. Em 2022, o ministro chegou a ser encorajado por amigos na política e no mercado financeiro para se candidatar, mas acabou não se movimentando.

Na última semana, o autor do impeachment de Dilma Rousseff, Miguel Reale Júnior, também gravou um vídeo em que pede voto no petista “para que o País não viva sobressaltos” e evite “ameaça de golpe”.

Fonte: Correio Brasiliense

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo